Uma entrevista de emprego pode ser um processo assustador, mas é importante se preparar com antecedência. Preste atenção às expectativas expressas pelo anunciante para o cargo e procure identificar todas as análises possíveis do recrutador. Além de responder objetivamente a todos os questionamentos, seja gentil e demonstre ser uma pessoa proativa e dedicada.
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Novas maneiras de avaliar o candidato
Atualmente, as empresas vêm utilizando diversas maneiras de avaliar um candidato, considerando a descrição do cargo. Linguagem corporal, empatia, noção de utilização dos recursos e situações problema são aspectos observados ao longo dos testes de aptidão. Afinal, perguntas simples não expressam por completo a capacidade dos interessados presentes. Mas também há o teste do café.
Como funciona o teste da xícara de café
Um dos métodos utilizados para determinar a disposição de um candidato é o “teste do café“. Primeiramente, o avaliador oferece uma xícara da bebida ou mesmo de algum chá. Depois que o conteúdo acaba, ele fica atento às ações, caso o recipiente seja deixado em cima da mesa, isso gera uma má impressão, que não deixa de expressar falta de atitude e certo desleixo.
Será que a pessoa está realmente confortável?
Em geral, muitos indivíduos acabam deixando a xícara de café na mesa não por falta de educação, mas nervosismo. Quando alguém está tentando se concentrar e não consegue lidar com a pressão, ignora os estímulos ao redor. Portanto, sinaliza a falta de se concentrar e não se abalar pelas circunstâncias, exigidas em determinados setores de atuação profissional.
A importância das habilidades comportamentais
Essa técnica pode variar, pois a organização consegue estimular uma série de situações capazes de alterar o comportamento dos candidatos. Seja um imprevisto, a falta de algum recurso ou dinâmicas integrativas. Diante dessa observação, é imprescindível promover seu autoconhecimento e outras habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills: comunicação, liderança, criatividade, capacidade de resolução de conflitos, etc.