Você pode conseguir desconto de até 65% na conta de luz; aprenda como

Desconto na conta de luz pelo Tarifa Social pode chegar a 65%. Veja quem pode contar com o benefício do Governo Federal.



Os brasileiros podem conseguir o desconto de até 65% na conta de luz por meio de um benefício concedido pelo Governo Federal. Veja quais são as regras para aproveitar o benefício por meio da Tarifa Social. O abatimento é garantido mensalmente e depende da quantidade de energia consumida durante o período.

Leia mais: Péssima notícia: preço da energia elétrica deve aumentar em 2023

Quanto mais econômica for a família, maior será o desconto. Para aproveitar a Tarifa Social de Energia Elétrica, os brasileiros precisam estar com os dados registrados e atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Tarifa Social tem desconto de até 65%

As famílias que consomem até 30 kW hora contam com uma redução de 65% na conta de luz pelo programa. Aquelas que consomem entre 31 e 100 kW hora por mês conseguem desconto de 40%.

Já quem consome entre 101 kW hora a 220 kW hora tem por meio do programa um abatimento de 10% no valor da conta. As famílias indígenas e quilombolas podem ter um desconto ainda maior, a depender do consumo. Aquelas que consumirem até 50 kW hora garantem que 100% da conta de luz seja “coberta” pelo governo.

Além de ter os dados cadastrados no CadÚnico, as famílias precisam de renda que não passe de um salário mínimo. As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem entrar na lista de beneficiários, desde que os idosos estejam com mais de 65 anos e as demais pessoas tenham alguma deficiência.

Outra possibilidade é dada para as famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham alguém que seja portador de doença ou deficiência e que o tratamento dependa do uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que precisam do consumo de energia elétrica.

A Tarifa Social tem sido concedida automaticamente desde janeiro do ano passado para os grupos que têm direito e se encaixam nas regras do programa. Não é preciso fazer nenhum pedido à distribuidora, o que facilita que o benefício chegue para mais famílias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário