O ChatGPT está sendo usado por estudantes que precisam escrever trabalhos e responder tarefas como forma de trapaça. Porém, como tudo no campo tecnológico, sempre é possível identificar os rastros da armadilha.
Veja também: A verdade sobre o ChatGPT: de inofensivo, ele pode se tornar perigoso
A própria empresa que criou o software, a OpenAI, já desenvolveu uma ferramenta que detecta os conteúdos criados por ele. A ferramenta é capaz de reconhecer textos escritos por humanos e textos feitos pelas máquinas.
O que é o ChatGPT afinal de contas?
O ChatGPT representa um dos avanços mais significativos no que se tem a respeito de linguagem natural dentro da inteligência artificial. Ele é um modelo treinado com um imenso banco de dados e capaz de fornecer respostas semelhantes às humanas.
O programa conser entender uma frase diante de qualquer contexto que ela é utilizada. Assim, as respostas são naturais e bem específicas. Ele pode gerar textos, códigos de programação, escrever ensaios, peças, poesias e muito mais.
Há certas implicações que podem ser significativas para o jornalismo, área de redação criativa e para o desenvolvimento de software.
Uso da tecnologia pode trazer prejuízos
Confira alguns dos efeitos colaterais negativos que o ChatGPT pode gerar, principalmente se for usado de forma errada.
1 – Preconceito: como trata-se de uma ferramenta tecnológica, o ChatGPT pode se basear em informações discriminatórias e gerar resultados um tanto quanto preconceituosos.
2 – Desinformação e uso indevido: o ChatGPT é uma tecnologia e utiliza banco de dados para se basear e organizar os textos. Isso quer dizer que ele não é o dono da verdade e pode gerar informações falsas ou pouco contundentes, sendo utilizado para espalhar desinformação.
3 – Diminuição do pensamento crítico: algumas pessoas podem se tornar dependentes da tecnologia e deixar de realizar o pensamento crítico.
4 – Empregos: o uso incorreto pode causar a automação de vários processos e retirar empregos de muitas pessoas.
Detecção de textos produzidos artificialmente
A ferramenta da própria OpenAI está disponível no site da empresa, o www.platform.openai.com/ai-text-classifier. Através dela, o usuário consegue detectar se um texto de até 1 mil caracteres foi escrito utilizando o ChatGPT ou não.
Para isso, basta fazer o seguinte:
- Digite um texto de pelo menos mil caracteres e envie o conteúdo;
- A ferramenta apresenta uma linha de resultado;
- Cada documento é rotulado como: “muito improvável”, “improvável”, “incerto/não está claro”, “possivelmente” ou “provavelmente gerado por IA”.
Outras ferramentas estão sendo produzidas com o mesmo intuito. Isso deve ajudar professores e outros profissionais a descobrirem se o texto foi criado por um ser humano ou por uma inteligência artificial.