Urina com espuma pode ser sinal de que algo está errado; veja 4 causas

Se você está apresentando urina com espuma quando vai ao banheiro, deve ficar alerta. O sintoma pode vir da alimentação ou de doenças.



O corpo humano costuma oferecer sinais e indícios de que algo não está funcionando como deveria. Você deve ficar atento a todos os sintomas que produz, até mesmo alguns mais singelos, como a urina com espuma. Ela pode não representar nenhum risco, mas também oferece chance de ser um sinal de algo mais grave.

Veja também: Azul, amarela, marrom: a cor da urina mostra como anda sua saúde

O que quer dizer fazer urina com espuma no banheiro?

Existem inúmeras causas que originam a urina com espuma. Por isso, não precisa se desesperar em saber que ela também pode ser um sintoma de algo mais alarmante.

De acordo com os especialistas, na maioria das vezes, a urina com espuma representa apenas altos níveis de proteína no corpo. Pessoas que fazem tratamento ou ingerem suplementos podem apresentar esse quadro de maneira pontual, passageira e leve.

No entanto, disfunções dos rins também causam a urina com espuma. Confira algumas causas possíveis para o sintoma.

Causas que merecem atenção

1 – Cálculo renal: o cálculo renal, também chamado popularmente de pedra no rim é uma das causas de urina com espuma. Embora não seja nada grave, é necessário tratamento adequado, já que em situações mais severas o paciente pode desenvolver infecção.

2 – Pressão alta: pessoas que têm a pressão arterial elevada comprometem o bom funcionamento dos rins e podem apresentar urina com espuma. Procure avaliação médica para saber mais sobre o sintoma.

3 – Pré-eclâmpsia: mulheres grávidas que apresentam o sintoma precisam procurar ajuda médica. A situação de pré-eclâmpsia eleva a pressão arterial e, se não for tratada, pode resultar em abordo ou em riscos para a mãe.

4 – Infecção: por fim, é cum que pessoas com infecção urinária apresentem urina com espuma. Neste caso, dor, dificuldade para urinar e mudanças na cor do líquido são sinais de alerta.

Atenção!

Independentemente da situação, sempre procure aconselhamento, orientação e tratamento médico adequado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário