Pix em 2023: novidades incluem “Pix no crédito” e muito mais

Novas alternativas estão previstas para o Pix em 2023, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Linha de crédito por Pix é uma delas.



Atualmente, o Pix funciona diretamente com débito em conta, ou seja, quando o usuário tem dinheiro disponível, ele consegue concluir uma transação. Uma alternativa do uso do Pix para transações e operações de crédito deve chegar em breve, no entanto, segundo o ministro da Fazenda. Essa e outras novidades são aguardadas para o Pix em 2023.

Leia também: Aneel determina que todas as empresas de energia aceitem Pix

Pelo menos no caso do crédito, a novidade não vai demorar. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as conversas com o Banco Central já estão adiantadas e a expectativa é que a novidade chegue para o público até o segundo semestre do ano.

“Em meados do ano, o Pix vai ser usado para créditos, isso estar na agenda do BC e vai ser lançado quem sabe até o meio do ano”, disse Haddad. “Vamos abraçar a agenda de crédito. Houve avanços que precisam ser mencionados no sentido de aumentar a concorrência bancária, isso tem surtido efeito”, completou.

Crédito, internacional e offiline: confira as novidades esperadas para o Pix em 2023

Até o momento, a novidade mais comentada é o Pix no crédito, que não é exatamente uma novidade para todo o público. Isso porque algumas instituições financeiras já oferecem a possibilidade de contratar crédito por meio do Pix, o chamado “pix parcelado”, como PicPay e Nubank. No entanto, o seu uso ainda não é obrigatório.

O Pix já é o meio de pagamento mais utilizado por brasileiros e o número de usuários que realizam mais de 30 transações desse tipo por mês aumentou 809% entre março de 2021 e março de 2022.

Confira outras 5 novidades esperadas para o Pix em 2023:

  • Pix automático, que realiza o débito em conta de pagamentos recorrentes;
  • Pix internacional, que permitirá a transferência de valores entre países parceiros;
  • Pix por aproximação, que poderá ser feito através da tecnologia NFC (quando um celular encosta no outro e já faz a transferência);
  • Pix offline, que permite que o pagamento possa ser feito mesmo sem internet;
  • ‘Pix Garantido’, que permite o parcelamento do pagamento, de forma parecida com um cartão de crédito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário