Além do acesso a boa parte das instituições públicas de ensino superior do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) abre portas para outras seleções. Dentre eles, podem-se destacar programas de bolsas e financiamentos universitários, como o Prouni e Fies.
Leia mais: ChatGPT: de prova do Enem à paquera, veja como usar a tecnologia
Entenda melhor a aplicação das notas do ENEM em cada um desses programas ligados ao Ministério da Educação.
SISU, Prouni e Fies
Vale lembrar que cada um desses programas têm uma finalidade. O Fies, por exemplo, concede financiamento estudantil. Já o Prouni é responsável por ofertar bolsas de estudos em instituições de ensino superior, enquanto o SISU gere as vagas disponíveis para ingresso via ENEM em instituições públicas.
Por fim, a nota do ENEM vale nos três programas e, em alguns casos, são aceitas edições de anos anteriores. Veja:
- Sistema de Seleção Unificada (SISU): Aceita apenas a nota da última edição do ENEM
- Fundo de Financiamento Estudantil (FIES): Aceita as notas do ENEM a partir da edição de 2010
- Programa Universidade para Todos (Prouni): Aceita as notas do Enem 2021 e 2022
Nesse sentido, é importante destacar que as inscrições do SISU 2023 devem ser feitas entre os dias 16 e 24 de fevereiro, enquanto o Prouni 2023 recebe inscrições de 28 de fevereiro a 3 de março. Em seguida, abrem as oportunidades para o FIES, no período de 7 a 10 de março.
Nota do ENEM
Além desses programas do Governo Federal, a nota no exame pode ser usada de mais algumas outras formas, dentre elas estão as seleções próprias das instituições e também o acesso à universidades portuguesas. Entretanto, nos dois casos, é preciso seguir atento às regras próprias das instituições para participar da seleção.