scorecardresearch ghost pixel



Atenção, estudantes: MEC muda as datas de inscrições do Sisu, Prouni e Fies

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a mudança nas datas de inscrição do Fies, Prouni e Sisu. Confira o novo calendário de cada programa.



O Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças nas datas de inscrição do Fies, Prouni e Sisu. A mudança considera a data de divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 16 de fevereiro. Confira as novas datas.

Leia mais: Lula anuncia grande novidade para estudantes do FIES

Os três programas são a porta de entrada para o ensino superior para milhares de brasileiros. Os estudantes podem usar a nota do Enem para se inscreverem nos programas. As datas tinham sido definidas em novembro, ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Mudanças nas datas de inscrição

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são três programas de incentivo à educação. Todos eles usam as notas do Enem para selecionar novos alunos para o ensino superior.

Veja abaixo as novas datas:

Sisu

  • Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro
  • Resultados: 28 de fevereiro

O Sisu é o programa que aprova os estudantes brasileiros para as universidades públicas. O aluno pode mudar a opção de curso durante o período de inscrição, conforme avalia as notas de corte divulgadas.

Prouni

  • Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março
  • Resultados: 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada)

O programa oferece bolsas parciais e integrais nas universidades privadas do Brasil. Podem participar todos aqueles com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 3.636 por pessoa). É preciso atender outros critérios, como ter estudado em escola pública.

Fies

  • Inscrições: de 7 a 10 de março
  • Resultados: 14 de março

O programa Fies é um financiamento dos estudos. Por ele, os universitários de baixa renda podem conseguir uma vaga em universidades particulares e só pagam depois de formados. Assim, o valor é devolvido ao agente financeiro, a exemplo da Caixa Econômica Federal.

De acordo com as regras de cada programa, o Enem 2022 vale para todos eles. Sendo que o Prouni também considera as notas obtidas no Enem 2021. E o Fies considera as notas dos estudantes a partir da edição de 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário