Quer saber se você pode tirar a CNH de graça? Conheça as regras

Programa concede gratuidade em todos os processos para obtenção da carteira de motorista, incluindo a prova prática.



Brasileiros de baixa renda que não conseguem custear o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não precisam desistir do sonho de dirigir. Em boa parte dos estados do Brasil, existe um programa que oferece o documento de forma gratuita.

Leia mais: STF estuda apreender CNH e passaporte de negativados; entenda o caso

A iniciativa atende jovens que acabaram de completar 18 anos e sonham com a habilitação, ou pessoas que nunca conseguiram tirar a carteira por falta de recursos. Também podem haver oportunidades para quem quer adicionar ou trocar de categoria.

Atualmente, o preço da CNH chega a custar quase R$ 3 mil em alguns estados brasileiros, valor inacessível para parte da população. Com o programa CNH Social, milhares de pessoas podem mudar de vida e até mesmo conquistar empregos melhores apenas por terem uma habilitação.

Como funciona CNH Social

O processo para obter o documento envolve uma série de etapas, como exames, aulas em autoescolas, prova teórica e prova prática. Quem é beneficiado pelo CNH Social pode realizar todos esses procedimentos sem pagar absolutamente nada.

Para isso, é necessário se inscrever no prazo correto e cumprir todos os requisitos impostos pelo Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado ou do Distrito Federal. As regras podem variar um pouco, mas, em geral, determinam a renda máxima para obter o benefício.

Onde há vagas abertas?

Atualmente, mais da metade das unidades federativas é adepta ao programa. Confira quais são: São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Roraima, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Acre, Paraíba, Goiás, Maranhão, Pernambuco e Distrito Federal.

O governo do Acre, por exemplo, anunciou que planeja abrir 5 mil vagas em 2023. As vagas do CNH são para estudantes com idade entre 18 e 25 anos, que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino. Cidadãos inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal também podem se inscrever.

Para descobrir os requisitos, o prazo de inscrições e outras informações, é necessário acompanhar a abertura de novas vagas pelo Detran de sua região. Acompanhe também as novidades no nosso site e não perca essa chance.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário