scorecardresearch ghost pixel



Se você quer tirar sua CNH em 2023, precisa conferir esta notícia

Programa do governo garante gratuidade em todos os processos para emissão da Carteira Nacional de Habilitação.



O governo federal tem uma série de programas voltados para a população em situação de vulnerabilidade social, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica. O mesmo vale para os estados, que criam iniciativas próprias para ajudar seus moradores.

Leia mais: Sua identidade digital pode estar à venda em mercados ilegais; preço é inacreditável

Uma das principais ações dos governos estaduais é o programa CNH Social. Ele oferece gratuidade em todas as etapas do processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo aulas nas autoescolas, exames teórico e prática e outros procedimentos.

Se você é um cidadão de baixa renda e sonha em ter uma carteira de motorista, o programa pode ser a oportunidade perfeita para realizar esse sonho. Saiba mais a seguir.

Como funciona a CNH Social?

Criado em 2011, seu objetivo é ampliar o acesso da população à habilitação, já que o preço torna o documento inacessível para milhões de pessoas. As condições variam de acordo com o estado, sendo que alguns oferecem apenas a primeira via gratuita, enquanto outros liberam a segunda via e até mudança de categoria.

A seleção dos inscritos é feita pelo Departamento de Trânsito (Detran) do estado ou do Distrito Federal e considera as exigências definidas pelo próprio órgão. Conforme mencionado, as regras podem variar, mas, em geral, o interessado deve:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Ter renda mensal de até 2 salários mínimos;
  • Estar desempregado há mais de 12 meses;
  • Ser aluno da rede pública (para a categoria estudante);
  • Cumprir outros requisitos.

Em quais estados ela está disponível?

A CNH Social existe em mais da metade das unidades federativas do Brasil e em breve pode chegar a novos locais. Por enquanto, é possível obter o documento de graça nos seguintes estados:

  1. Acre;
  2. Amazonas;
  3. Ceará;
  4. Distrito Federal;
  5. Espírito Santo;
  6. Goiás;
  7. Mato Grosso do Norte;
  8. Mato Grosso do Sul;
  9. Minas Gerais;
  10. Pará;
  11. Paraná;
  12. Pernambuco;
  13. Piauí;
  14. Rio Grande do Norte;
  15. Roraima;
  16. Santa Catarina;
  17. São Paulo;
  18. Tocantins.

Para conferir quais são as exigências, o prazo de inscrição e as etapas do processo, o interessado deve se informar junto ao Detran da região onde vive. A participação é totalmente gratuita.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário