Quando o Twitter começou a se popularizar no longínquo ano de 2009, a rede era conhecida por ser um espaço de poucas palavras. Isso porque o limite de caracteres de cada post era 140. Com o tempo, a quantidade dobrou. Agora, a situação muda novamente e será como nenhum internauta que usa o microblog há anos já imaginou.
Leia mais: Twitter vai virar banco? Elon Musk quer liberar cartões e até empréstimos
A rede social de Elon Musk passou a aceitar publicações com até 4 mil caracteres. Sim, é isso mesmo. Este é um limite maior do que qualquer previsão já feita para a plataforma do famoso passarinho azul.
No feed, as mensagens mais longas aparecem de forma comprimida, exibindo apenas os primeiros 280 caracteres ,tal qual uma publicação normal. Ao clicar em “mostrar mais”, o internauta tem acesso ao resto do tweet.
Como fazer textão no Twitter?
Se você se interessou por esta nova função, respire fundo. O textão no Twitter só está liberado para um grupo seleto de pessoas. Em primeiro lugar, o usuário precisa ser assinante do Twitter Blue.
Isto é, deverá pagar uma mensalidade e ter o selo azul de verificação da rede. Além disso, pelo menos por enquanto, apenas perfis dos Estados Unidos têm acesso a esta funcionalidade. Claro, como acontece com qualquer atualização da rede, é questão de tempo até a função estar disponível para todos os usuários do microblog.
Repercussão
Muitos internautas criticaram a novidade apresentada pelo Twitter, afinal de contas, desde o início, a intenção da plataforma por trás do pássaro azul era de ser um local voltado para as mensagens curtas e diretas.
“Isso vai matar o Twitter”, escreveu um usuário da rede social. “Dobrar o número de caracteres foi mais do que suficiente para tonar o conteúdo menos raso”, completou. “Virou o Facebook”, comentou outro.
“Colocar 4 mil caracteres é fácil. Difícil vai ser fazer eu ler mais do que cinco linhas”, brincou mais um.