O último ano terminou com um saldo positivo para o mercado de franquias no Brasil. Isso porque, em 2022, o setor cresceu 14,3% e faturou mais de R$ 211 bilhões. Na prática, o aumento representa 13,2% frente a 2019, quando ainda não havia os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia.
Leia mais: Imposto para franquias cai e pode ser o momento de abrir uma em 2023
Desta vez, quem está na liderança das franqueadoras é a Cacau Show, com 3.763 pontos de venda e crescimento de 33,1% em relação ao ano anterior. Em segundo lugar no ranking, temos O Boticário, que está sendo seguido pelo McDonald’s, com a marca de 3.687 e 2.595 pontos de venda, respectivamente.
Quer investir em franquia?
Os números são animadores para o mercado de franquias. No último ano, o setor cresceu 7,8% – quando se considera o número de unidades –, totalizando mais de 184,3 mil.
Veja o ranking das 50 maiores em 2022 (por unidades)
- Cacau Show;
- O Boticário;
- McDonald’s;
- Colchões OrthoBom;
- OdontoCompany;
- Subway;
- AM/PM;
- Seguralta – Bolsas de Seguros;
- Lubrax+;
- Óticas Carol;
- Burger King;
- Shell Select;
- BR Mania;
- Jet Oil;
- CVC Brasil;
- Wizard By Pearson;
- Bob’s;
- Chilli Beans;
- Correios;
- Help! Loja de Crédito;
- Oggi Sorvetes;
- EspaçoLaser;
- Fisk Centro de Ensino;
- Chiquinho Sorvetes;
- CCAA;
- Hering Store;
- CNA;
- Nutrimais;
- Dia%;
- Localiza / Mercadão do Óculos;
- Remax;
- Havaianas;
- KNN Idiomas;
- Splash (Grupo IGUI);
- Casa do Construtor;
- 5ÀSEC;
- LUPO;
- Kopenhagen;
- SolarPrime;
- Oral Sin Implantes;
- Arezzo 442;
- Casa de Bolos;
- Carmen Steffens;
- Sorridents;
- Empório Mineiro Cheirin Bão;
- Clube Melissa / Microlins;
- Chocolates Brasil Cacau;
- Mais1Café;
- Giraffas;
- Hinode.