O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Brasil, Carlos Fávaro, informou em entrevista que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende liberar, ainda em fevereiro, aproximadamente R$ 5 bilhões em recursos do programa de linha de crédito para o setor agropecuário. Entenda mais ao longo do texto.
Leia mais: Lula diz que BNDES deve priorizar pequenos e médios empresários
O BNDES é responsável pelo financiamento de longo prazo e investimento nos diversos segmentos da economia brasileira. De acordo com Fávaro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é o órgão que está solicitando o recurso, que ainda vai passar por uma verificação durante o mês de fevereiro para concluir se é possível ou não disponibilizar a quantia.
Governo e BNDES afirmam que as linhas de crédito não foram encerradas
A liberação dos recursos foi alvo de especulações depois que informações sobre o encerramento da linha de crédito para o setor agropecuário ganharam destaque. Desde outubro de 2022, as linhas disponíveis ao setor agropecuário estavam suspensas por falta de recursos.
No entanto, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em nota, afirmou que nenhuma linha de crédito foi fechada. Pelo contrário, as linhas suspensas foram restabelecidas. O texto ainda ressalta que o Governo Federal e o BNDES, trabalham continuamente para viabilizar recursos e disponibilizá-los, com a maior brevidade possível.
Segundo o governo, a procura por crédito pelos produtores rurais foi muito acima do volume disponível. “Fator que ocasionou o rápido consumo dos recursos pelo setor, dada a total escassez herdada pelo governo atual. Um novo ciclo de abertura de crédito começará, logo que novos recursos estejam disponíveis”, afirmou a secretaria.
Exportações de ovos e frango devem continuar em meio a crescimento de casos de gripe aviária
Desde 2022, o vírus da gripe aviária tem se espalhado por diversos países, como França e Estados Unidos. No fim do ano passado, os primeiros casos da doença foram confirmados em países da América do Sul e autoridades locais têm promovido ações de modo preventivo.
Nos Estados Unidos, a doença obrigou o abate de 43 milhões de frangos e perus. Apesar do aumento de casos da influenza H5N1, Carlos Fávaro afirma que as exportações de carne de frango e de ovos produzidos no Brasil devem continuar.
Na semana passada, ações sanitárias para combater a proliferação da doença no Brasil foram reforçadas, inclusive na fronteira com a Bolívia, que também registrou surtos da gripe aviária, conforme anunciado pelo Instituto de Defesa Agropecuária em Mato Grosso (Indea-MT).
Sobre o BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mais conhecido como BNDES, é uma instituição financeira pública brasileira que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do país. Fundado em 1952, o banco tem como principal atividade a concessão de empréstimos e financiamentos para projetos de investimento, tanto de empresas públicas quanto privadas, em diversos setores da economia.
Ao longo de sua história, o BNDES teve um papel fundamental no financiamento de grandes obras e projetos de infraestrutura, como a construção de hidrelétricas, rodovias, portos e aeroportos. Também tem apoiado o desenvolvimento de setores estratégicos para a economia, como o agronegócio, a indústria, o comércio e os serviços.
Além de oferecer financiamento, o BNDES também atua como agente de desenvolvimento, fomentando a inovação e a sustentabilidade nos projetos apoiados. Por isso, é um importante parceiro das empresas e instituições que buscam promover o crescimento econômico e social do país.
Entre as diversas linhas de financiamento oferecidas pelo banco, destacam-se o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que financia a compra de máquinas e equipamentos por empresas de diversos setores, e o Finame, que oferece crédito para a aquisição de veículos, máquinas e equipamentos produzidos no Brasil.
Com o passar dos anos, o BNDES tem se reinventado e buscado se adaptar às transformações da economia e da sociedade. Em 2019, o banco lançou o BNDES Garagem, um programa de aceleração de startups que tem como objetivo fomentar a inovação e o empreendedorismo no país.
O BNDES é uma instituição de grande importância para a economia brasileira e tem um papel fundamental no financiamento de projetos de desenvolvimento e na promoção do bem-estar social. Sua atuação é um reflexo do compromisso do governo brasileiro com o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável do país.