scorecardresearch ghost pixel



Concurso BNDES: Previstas novas vagas para níveis médio e superior

Último certame ocorreu em 2013. Confira últimas atualizações sobre edital, vagas e salários para o BNDES 2017.



Concursos para diversos órgãos federais foram anunciados porém, suspensos devido à tentativas de recuperação econômica. Um deles, previsto para 2016 e que acabou sendo adiado foi o BNDES.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e concede financiamentos com fins de investimento em diversos segmentos econômicos.

Histórico dos concursos BNDES

O BNDES tinha concurso previsto para 2016, porém, teve o pedido suspenso por razões de cortes orçamentários, como aconteceu com diversos outros órgãos federais.

Comece a estudar: Apostila preparatória para o Concurso do BNDES – Baseada nos últimos editais

Ademais, o Banco informou a existência de candidatos aprovados no concurso anterior que seriam suficientes para suprir a demanda exigida naquela época.

Concurso BNDES 2013

O certame trouxe vagas para candidatos com formação em nível médio (técnico administrativo) e superior nos cursos de Psicologia, Administração, Engenharia, Análise de Sistemas, Economia, Arquivologia, Direito, Biblioteconomia, Contabilidade e Comunicação Social.

Organizado pela Cesgranrio, teve sua validade expirada em 2015. Os candidatos de nível médio foram submetidos às provas objetivas. Graduados em nível superior passaram por duas fases para sua seleção: a primeira, com a realização de provas objetiva e, a segunda, a prova discursiva (redação).

As disciplinas cobradas variaram de acordo com o cargo pretendido. Verifique o conteúdo programático cobrado para os dois níveis através do edital.

Dicas para passar no Concurso do BNDES

Um dos principais itens a se considerar e se dar bem em um concurso é conhecer sua banca organizadora. O último certame para o BNDES, por exemplo, foi organizado pela Cesgranrio.

A banca é comparada à FCC e costuma distribuir as questões por todos os itens do edital, exigindo o estudo completo do mesmo por parte dos candidatos. Tem enunciados mais extensos nas questões de múltipla escolha com cinco alternativas.

As provas de Português exigem interpretação de charges e artigos de jornais, principalmente naquelas que abordam temas da atualidade. Utiliza-se de gráficos e imagens em Matemática e Raciocínio Lógico.

Como cada questão ou disciplina pode apresentar pontuação diferente, é interessante que o candidato priorize aquelas que pesem mais, ganhando vantagem nos temidos critérios de desempate.

Esta é uma parte que preocupa os concurseiros. No caso das provas do BNDES, o primeiro critério é o fator idade (dando preferência aos maiores de 60 anos), seguido da maior nota na prova objetiva de conhecimentos específicos. Ou seja, mais um motivo para estudar bem todas as matérias.

Concurso BNDES 2018

O BNDES está na iminência de enviar nova solicitação de concurso público, já que o último certame já não tem mais prazo de validade. Para que o mesmo aconteça, precisa de aprovação por parte do Ministério do Planejamento e inclusão na Lei Orçamentária Anual.

Ainda não há nenhum comunicado oficial por parte do órgão sobre lançamento de editais mas, pela distância do certame anterior, julga-se que aconteça em breve. A partir da demanda resultada no certame de 2013, é ideal adiantar o cronograma de estudos, a fim de garantir uma boa colocação.

Comece a estudar: Apostila preparatória para o Concurso do BNDES – Baseada nos últimos editais

Caso o concurso não seja divulgado ainda este ano as chances de um novo Concurso do BNDES em 2018 aumentam consideravelmente devido a necessidade de renovação do quadro de funcionários.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário