A divulgação do resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi antecipada pelo Ministério da Educação e milhões de estudantes já conhecem suas notas. Agora, é a hora de focar no objetivo de conseguir uma vaga em uma instituição de ensino superior.
Leia mais: SiSu 2023: saiba onde e como fazer sua inscrição que começa hoje (16)
O Enem é a porta de acesso para milhares de cursos de graduação no Brasil e mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Por aqui, a nota pode ser utilizada em três programas federais:
- SiSu (Sistema de Seleção Unificada), que garante vagas em universidades públicas;
- ProUni (Programa Universidade para Todos): que oferece bolsas de 50% a 100% em universidades privadas;
- Fies (Fundo de Financiamento Estudantil): que libera financiamento integral do curso escolhido em universidades privadas.
Todos eles funcionam de forma muito semelhante: o estudante é classificado de acordo com sua pontuação no exame. Quanto maior a nota, mais chances de conquistar uma das vagas disponíveis e ingressar no curso escolhido.
Requisitos do ProUni
O ProUni é uma boa opção para quem prefere ou precisa estudar em uma instituição de ensino privada. É possível utilizar as notas dos dois últimos exames (2021 e 2022) para obter descontos de até 100% no valor da mensalidade, conforme a renda familiar do estudante. Confira os requisitos:
- Ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação superior a zero;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular, desde que na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria instituição.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica (exclusivo para cursos de licenciatura)
Para obter a bolsa integral (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já a bolsa parcial (50%) é concedida a quem tem renda mensal familiar de até 3 salário mínimo por pessoa.
Inscrições e resultados
O ProUni abre vagas duas vezes ao ano, antes de cada semestre letivo. As próximas inscrições ficarão abertas entre os dias 28 de fevereiro a 3 de março, no portal acessounico.mec.gov.br. É necessário ter cadastro na plataforma gov.br para acessar o sistema.
O resultado da primeira chamada sai no dia 7 de março e a matrícula dos aprovados poderá ser feita entre os dias 7 a 16 de março. Já o resultado da segunda chamada será divulgado no dia 21 de março, com realização da matrícula até 30 de março.
Quem não conseguir uma vaga nas duas primeiras chamadas pode se inscrever na lista de espera, que ficará aberta nos dias 5 e 6 de abril.