Ter uma alimentação de qualidade é ter amor à saúde. Como sabemos, são vários aspectos que influenciam na qualidade de nossa vida, e a maioria deles, somos nós os responsáveis.
Veja também: Descubra os 7 melhores alimentos que ajudam a emagrecer e derretem a gordura corporal
Algumas questões, voltadas à atenção, concentração, entre outras funções cabidas ao funcionamento do nosso cérebro, podem ser intensificadas. Dessa forma, conheça os alimentos benéficos ao órgão mais importante do sistema nervoso.
-
Chocolate meio amargo
Um dos alimentos mais gostosos também é benéfico para o cérebro. Ou seja, o cacau presente na formação do chocolate possui polifenóis, que são compostos com efeitos antioxidantes voltados para a proteção de neurônios.
Além disso, os polifenóis protegem o metabolismo contra doenças e o envelhecimento do cérebro. A recomendação do meio amargo é devido à maior presença de cacau, algo que não acontece em outros tipos de chocolate.
-
Frutas cítricas
Os flavonóides presentes nelas reduzem os riscos de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Além de também ser um antioxidante, atuante no combate dos radicais livres, trabalha no combate ao câncer e na saúde do coração. Além disso, alguns estudos demonstram relação entre a vitamina C – presente nas frutas cítricas – com uma melhoria cognitiva.
Frutas cítricas para consumir:
- Laranja
- Uva
- Morango
- Abacaxi
- Limão
-
Cafeína – desde que maneirada
O consumo de café é um recurso utilizado por aqueles que desejam manter-se acordados ou mais atentos. A cafeína é uma estimulante do cérebro ao aumentar a atividade do sistema nervoso central, gerando uma melhora na cognição e performance psicomotora.
Deixamos um aviso: não deve ser consumido em excesso. Ou seja, o consumo em grande quantidade pode resultar em insônia e ansiedade.
-
Nozes
São fontes de proteínas, gorduras saudáveis e ricas em selênio. Vale mencionar a fonte de folato – outro nome dado é vitamina B9 – importante atuante na desintoxicação celular, ao fabricar neurotransmissores como a serotonina, responsável pela felicidade.
O baixo índice de ácido fólico está associado à depressão, e nisso as nozes podem ajudar. Outros alimentos ricos em folato são: espinafre, brócolis, alface, feijões, abacate, laranja e ovo.
-
Alimentos para o cérebro: salmão
Trazendo benefícios para o cérebro e o coração, o salmão figura na última colocação na lista, não significando que ele é menos importante que os outros. Dessa forma, o famoso peixe, altamente consumido no Brasil, é rico em ômega 3, no fornecimento de proteínas, minerais e vitaminas.
No cérebro, o ômega 3 faz a proteção das suas células, evitando riscos maiores ao sistema nervoso central. Além disso, reduz o processo inflamatório cerebral e diminui possibilidades de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson.