Famílias unipessoais cadastradas de forma irregular no Cadastro Único (CadÚnico) agora podem solicitar, de forma voluntária, a exclusão dos dados no sistema. A novidade teve seu anúncio nesta semana por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. Veja os detalhes da decisão.
Leia mais: Mudança no CadÚnico surpreende público do Bolsa Família
Para fazer a exclusão, é preciso acessar o site ou aplicativo do CadÚnico. Apesar disso, de acordo com o Governo Federal, a nova funcionalidade funcionará apenas de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h.
Por fim, vale lembrar que o CadÚnico entende como família unipessoal aquela que é formada por apenas um membro e que está inscrita na plataforma de cadastro para obter o recebimento de benefícios do governo.
Objetivos: cortes no auxílio?
Para o Ministério do Desenvolvimento Social, a nova possibilidade visa estimular a saída de famílias unipessoais do programa de forma voluntária e tranquila. Nesse sentido, para a pasta, “o objetivo é estimular a saída voluntária do Cadastro Único de quem foi induzido a se inscrever de forma incorreta para receber o Auxílio Brasil, antigo programa de transferência de renda do Governo Federal, apenas para cadastros unipessoais”.
Em outras palavras, querem a saída de quem afirmou morar sozinho quando, na verdade, mora com a família.
Após essa retirada, essas pessoas podem buscar um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para um posterior recadastramento para conseguir os benefícios da forma correta.
Passo a passo para a exclusão de cadastro
- Acesse o aplicativo do CadÚnico e clique na opção “consulta completa”;
- Em seguida, faça login com CPF e senha e clique em continuar. Ao terminar esse processo, aperte na seta para “voltar” no canto superior direito;
- Por fim, vá ao botão vermelho “Cancele o seu cadastro” e confirme;
- Em suma, haverá então a exclusão completa de seus dados na plataforma.