scorecardresearch ghost pixel



Mudança no CadÚnico surpreende público do Bolsa Família

Após encontrar milhões de cadastros irregulares, governo oferece alternativa para quem não está dentro das regras.



O aplicativo do Cadastro Único (CadÚnico) está passando por uma atualização importante para facilitar o processo de averiguação cadastral iniciado pelo governo federal. O objetivo é permitir que o próprio beneficiário se recadastre ou se desligue voluntariamente do sistema.

Leia mais: Notícia sobre o Pix surpreende os contribuintes brasileiros em fevereiro

Na última semana, o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou que dez milhões de inscrições no sistema estavam em análise. Cerca de 2,5 milhões apresentaram alguma irregularidade, ou 11% do total.

O CadÚnico é a porta de entrada para o Bolsa Família e outros mais de 30 programas sociais federais. A suspeita é que os membros de muitas famílias estejam divididos em vários cadastro, aumentando números oficiais e recebendo mais de um benefício de forma irregular.

Reformulação do Cadastro Único

Diante do programa, o ministério assinou um convênio com a Defensoria Pública da União (DPU) e a Advocacia Geral da União (AGU) para realizar uma reformulação do sistema. O governo será responsável por oferecer apoio aos municípios e estados, que deverão retomar as atividades de cadastramento e atualização cadastral paralisadas desde a pandemia.

“Agora também poderemos acelerar a regularização do Cadastro Único, retirando quem não preenche os requisitos, têm renda elevada e não era para estar recebendo, para colocar quem mais precisa”, disse o ministro.

Para remover as famílias que estão recebendo o Bolsa Família sem necessidade, novas funcionalidades serão criadas no aplicativo do Cadastro Único. Os cidadãos poderão se desligar voluntariamente ou se recadastrar da maneira correta.

O plano é que essas pessoas realizem o cancelamento do cadastro feito de forma equivocada e entrem no registro de suas respectivas famílias, como está previsto nas regras. Quem não cumpre os requisitos deve ficar de fora do sistema.

Como se desligar do CadÚnico?

Para cancelar o cadastro, basta acessar o aplicativo do Cadastro Único (disponível para Android iOS), fazer o login e clicar na opção “Cancelar o seu cadastro”. A aba “Vamos iniciar?” será aberta, então é só tocar novamente em “Cancelar o seu cadastro” e seguir os passos indicados para concluir a operação.

Esse procedimento é necessário apenas para quem está recebendo benefícios sociais irregularmente. As demais famílias não precisam cancelar seu registro.

O ministério do Desenvolvimento Social ainda não informou por quanto tempo a funcionalidade ficará disponível no aplicativo do Cadastro Único, nem o que acontecerá com quem não se desligar voluntariamente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário