As ervas daninhas são plantas que crescem em locais onde não foram plantadas, muitas vezes surgindo sem qualquer intervenção humana. Embora muitos possam achar parte dessas espécies atraentes, elas podem causar problemas envolvendo jardins, quintais e até mesmo em campos agrícolas. Portanto, não esqueça de intervir para interromper o seu crescimento.
Veja também: Xô, umidade! 5 plantas que são ‘tiro e queda’ para amenizar o problema
Qual o problema desse tipo de planta?
O grande problema é que elas podem competir com outras plantas por nutrientes, água e espaço. Essa condição leva a um declínio na saúde das espécies desejáveis, além de afetar a aparência geral do local. Alguns exemplos comuns de ervas daninhas incluem a tiririca, a amargosa e a erva de Santa Maria, encontradas no ambiente urbano e também rural.
Como se livrar de ervas daninhas
Existem várias maneiras de se livrar de ervas daninhas, incluindo arrancá-las manualmente, usar herbicidas ou aplicar cobertura morta. Esta última técnica, usa cascas de árvores ou palha, ajudando a sufocar as folhagens, impedindo que elas cresçam. No entanto, nem sempre esse método costuma ser facilmente aplicado, então basta usar uma mistura de vinagre branco e sal.
Saiba como prevenir seu crescimento
A melhor maneira de lidar com as ervas daninhas é evitá-las desde o início. Uma forma de prevenir a sua infestação é manter o solo bem adubado e livre de falhas, pois isso reduz a chance de que elas se estabeleçam. Além disso, evite a compactação da terra, mantendo a água e os nutrientes disponíveis apenas para as espécies que devem se desenvolver plenamente.
Uma alternativa natural para cuidar de jardins
Diferente dos herbicidas disponíveis no supermercado, que acabam afetando folhagens saudáveis, o vinagre branco misturado com o sal apresenta-se como uma alternativa natural. Dessa maneira, esse produto caseiro sustentável pode ser deixado em um borrifador, sendo aplicado pelo menos uma vez por semana, na intenção de prevenir que as ervas daninhas cresçam.