Tomar cerveja pode envolver uma série de rituais estranhos e alguns que até se tornaram verdades equivocadas. Por isso, reunimos alguns dos principais mitos que envolvem a bebida e que você precisa conhecer.
Veja também: Você está fazendo errado! Descubra o copo certo para turbinar sua cerveja
1 – Cerveja precisa ser tomada apenas gelada
Especialmente os brasileiros estão acostumados a tomar cerveja “trincando”, como diz o ditado popular. Por isso, acredita-se que ela tem que ser sempre consumida gelada, mas isso é uma verdadeira mentira. Aliás, uma cerveja muito gelada pode comprometer o paladar. Logo, quem gosta de apreciar o sabor de uma boa bebida, não terá uma experiência tão boa assim.
2 – As cervejas escuras são as mais fortes
Isso é uma grande lorota, já que as cervejas mais fortes sequer têm cor escura, de tonalidade preta. Embora algumas cervejas escuras tenham mais açúcar e possuam teor alcoólico mais alto, isso não é uma regra. A cor da cerveja tem a ver com o tipo de malte usado e não com a quantidade de álcool que existe nela.
3 – Sempre incline o copo para servir a bebida
Um dos mitos mais comuns em qualquer lugar é o de que se deve inclinar o copo em 45° para servir a espuma e diminuir a quantidade de espuma. Contudo, a verdade é que o mais indicado é não passar de uma inclinação de 15°. Na verdade, a formação de espuma é desejada para se tomar cerveja.
4 – Na garrafa é melhor do que na lata
Está aí um dos maiores mitos envolvendo a cerveja. Não há nenhum fundamento lógico para acreditar que a cerveja de garrafa seja melhor do que na lata. Aliás, provavelmente seria o contrário, já que a vedação da lata é maior, além de ter ausência completa de luz.
5 – Misturar cerveja com outras bebidas faz mal
Embora você deva fazer o consumo de cerveja com moderação, não existe motivo para acreditar que misturar bebidas diferentes pode fazer mal.