Sem CPF, adeus novo RG: quem não regularizar número ficará sem documento

A regularização do CPF é o primeiro passo para que os brasileiros solicitem a nova versão da carteira de identidade. Evite dores de cabeça.



O Cadastro de Pessoa Física, mais conhecido pela sigla CPF, é um dos documentos mais importantes de todos os cidadãos. É ele que permite o acesso à diversos serviços, incluindo a nova carteira de identidade. Entenda a importância da regularização do CPF.

Leia mais: Nova identidade: quem precisa trocar o antigo RG em 2023?

O documento é exigido sempre que uma pessoa precisa abrir uma conta bancária, ou ainda na hora de solicitar um empréstimo ou tentar qualquer tipo de crédito. Se o CPF estiver irregular, o cidadão pode encontrar inúmeras barreiras nos mais variados serviços.

Regularização do CPF

A necessidade de regularização do CPF foi assunto apresentado pelo Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas. Isso porque o Instituto está nas fases finais para a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O Instituto promove nesta terça-feira (28) uma reunião com os coordenadores dos postos da rede estadual para repassar orientações essenciais para o atendimento presencial.

A regularização do CPF é obrigatória. O número será o registro único da nova carteira. Assim, o agendamento para a emissão da nova carteira de identidade só será possível para aqueles que estiverem com o CPF em situação regular.

Quem tem dúvidas sobre o documento pode fazer a consulta na página oficial da Receita Federal. Se houver pendência é preciso antes de tudo regularizar a situação e só então entrar com o pedido da nova carteira de identidade.

A mudança no documento com a identificação por meio do CPF busca reduzir as fraudes, já que se trata de um número único emitido pela Receita Federal.

Como regularizar?

Antes o cidadão podia ter mais de um número de RG. Ou seja, um em cada estado brasileiro. Por essa razão, a orientação é acessar o site da Receita Federal e preencher um formulário para ter acesso ao CPF regular.

Vale lembrar que todos os estados brasileiros têm até março para implantar completamente o novo modelo da carteira de identidade.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário