Pesquisa recente faz governo Lula ligar sinal de alerta

Levantamento da Febraban/Ipespe revela se os brasileiros aprovam ou desaprovam os primeiros meses do novo governo.



Uma pesquisa recente fez o governo Lula ligar o sinal de alerta em relação à popularidade de suas ações nos primeiros dois meses do novo mandato. Segundo dados da Febraban/Ipespe, 36% dos brasileiros desaprovam a gestão do petista no momento.

Leia mais: Entenda o impacto que a volta dos impostos sobre os combustíveis pode ter no seu bolso

O número pode não ser tão preocupante assim, já que no segundo turno das eleições o candidato Jair Bolsonaro foi derrotado com 37% dos votos. Ou seja: essa parcela da população não está de acordo com a escolha do novo governante.

Mais da metade dos entrevistados, ou 51% dos brasileiros, aprovam a nova administração. Outros 13% não souberam responder.

Governo conciliador

Para o jornalista Matheus Leitão, colunista da Veja, os números são resultados da postura de Lula de tentar fazer um governo conciliador e conquistar a maior parcela possível da população. Segundo ele, isso não tem surtido efeito, já que nenhum eleitor de Bolsonaro passou a aprovar o governo do rival.

Ele afirma que pesquisa é suficiente para ligar um sinal de alerta sobre a nova administração. Ainda assim, para o cientista político Antonio Lavareda, a rejeição não é alta.

“Lembre que 37% do total dos eleitores votaram em Bolsonaro no 2º turno. E 39% em Lula”, disse Lavareda.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário