O arroz é um cereal muito apreciado ao redor do mundo. É rico em hidratos de carbono , por isso é uma das principais fontes de carboidratos do corpo humano. Além disso, é composto por substâncias orgânicas que fornecem energia ao organismo, além de contribuírem para a restauração e o desenvolvimento dos tecidos.
Leia mais em: Arroz que sobrou de ontem pode virar um delicioso nhoque de fazer salivar
Ao contrário do que muitos pensam, o arroz não contém colesterol. Ele pertence à família das gramíneas, que por muitos anos alimentaram milhares de seres vivos ao redor do mundo. O surgimento do arroz ainda é um mistério, apesar de muitos acreditarem que o grão surgiu na Ásia, mais especificamente na China, existem aqueles que não compartilham dessa mesma ideia.
Lavar ou não lavar?
Embora nos países asiáticos como a China a lavagem do arroz seja muito comum, em outros lugares do mundo esse costume foi perdendo cada vez mais suas forças, e hoje raramente vemos alguém lavando arroz.
O chef de cozinha Jason Kim em entrevista ao site Stuff, contou o que pensa sobre o assunto: “O próprio arroz tem uma casca externa e, quando o grão é processado na máquina, você o expõe a muita sujeira”, diz Kim. Para ele, a lavagem do arroz deve ser feita para garantir que toda a sujeira seja removida.
No entanto, por causa do processamento do grão no Brasil, o hábito não é necessário, inclusive não recomendado por alguns especialistas. Levando em consideração que o arroz é descascado, ou seja, perde sua proteção natural, lavá-lo aumenta as chances de perda de nutrientes, sendo o ferro, fósforo e vitaminas do complexo B alguns dos mais notórios.
Outro mito em torno do assunto é que ao contrário do que se pensa, lavar o arroz não elimina as bactérias. Além de o arroz cru não favorecer a proliferação de microorganismos, se porventura esses estiverem presentes no alimento, certamente serão eliminados durante o cozimento.
Conheça os diferentes tipos de arroz e seus benefícios
- Arroz branco: é o arroz mais consumido no Brasil, sua principal função é fornecer energia, já que possui bastante carboidratos.
- Arroz integral: é composto principalmente por muitas fibras, minerais e óleos essenciais, é conhecido por estimular o intestino, aumentar a saciedade e reduzir a absorção de gordura pelo corpo.
- Arroz negro: auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. É rico em propriedades antioxidantes.
- Arroz vermelho: em sua composição contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração.
- Arroz selvagem: um ótimo aliado para dietas restritivas, possui muitas proteínas, fibras e aminoácidos, é também o tipo de arroz que apresenta a menor quantidade de gordura. Apesar de muitos o considerarem arroz, se trata de um outro tipo de grão.