Quer começar a investir? Seguir ESTAS dicas fará seu dinheiro render mais

Para começar a investir, é importantes tomar algumas atitudes que evitarão problemas com dívidas, inadimplências e outros imprevistos. Veja quais são.



Você está pensando em começar a investir? De acordo com a B3, a bolsa de valores de São Paulo, o número de investidores no país subiu para 5,8 milhões, só no ano passado. Para fazer parte desse grupo e buscar ter uma vida equilibrada financeiramente, é importante tomar algumas atitudes que são essenciais.

Leia mais: Nubank x poupança: tem R$ 1.000 sobrando? Investe AQUI e veja os rendimentos

Essas ações em questão são importantes para quem não entende nada sobre a área de investimento, pois elas ainda ajudarão a evitar problemas como inadimplência, dívidas acumuladas e imprevistos que podem surgir.

Entenda melhor ao longo do texto.

O que é importante saber, antes de começar a investir?

Antes de começar com as aplicações, é importante se fazer três perguntas:

  • Por que você quer começar a investir?
  • Qual será o custo?
  • Por quanto tempo você irá acumular uma quantia e começará a aplicar o dinheiro?

Ao responder a primeira questão, o investidor iniciante saberá qual é o objetivo do seu investimento, que pode ser para financiar um carro, um imóvel ou qualquer outra coisa. Saber qual será o propósito já ajudará a pessoa a responder as outras duas questões sobre quanto será o valor e qual o tempo será necessário para juntar o dinheiro.

Para complementar, a jornalista do R7 e advogada, Sophia Camargo, ainda aponta o que é importante definir antes de começar a poupar. Para ela, além de a pessoa definir o seu objetivo, é importante que também estude sobre área e os termos mais populares, como reserva de emergência, renda fixa, Tesouro Direto e CDB.

Outro ponto que também é fundamental é a pessoa identificar qual é o seu perfil de investidor.

Se a pessoa se considera em um perfil mais conservador, que não gosta de correr muitos riscos, é importante investir em formas que te tragam mais segurança. Já os investidores com perfil mais arrojado, podem selecionar outras opções que façam a linha daquele estilo.

Dicas para administrar a vida financeira antes de investir

A associação de defesa do consumidor Proteste também indicou algumas ações que podem auxiliar quem está começando. Elas incluem, antes de tudo, analisar a vida financeira identificando todos os ganhos e gastos por mês.

Outra dica é elaborar uma reserva de emergência. Como o nome já diz, é uma forma de se preparar para quaisquer emergências que podem surgir. Por fim, é importante controlar as compras e buscar evitar gastar mais do que ganha para não usar o dinheiro destinado ao objetivo do seu investimento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário