scorecardresearch ghost pixel



Private Equity

O conceito é um método que faz investimentos de risco, conhecido por ser uma oportunidade para donos de empresas, que tem potencial para lucrarem a médio ou longo prazo



Private Equity é um tipo de investimento em que um fundo levanta capital para poder ter participação em empresas já desenvolvidas. O intuito é obter lucro a médio ou longo prazo com a venda.

O método é uma oportunidade de negócios para empresários que são donos de companhias com possuem um grande potencial comercial. No entanto, a modalidade é conhecida por seu investimento de risco.

Dessa forma, o private equity é visto como uma série de alternativas para diferentes ações. O formato é uma solução adotada por empresas em tratativas de fusão ou venda. Além disso, o método também é uma opção para os órgãos que almejam abrir seu capital, o IPO, no entanto não têm condições de fazerem a abertura sozinhas.

O principal motivo é a falta de recursos. Assim sendo, a companhia vende uma parcela de seu capital para um fundo de private equity. Este entre com o aporte financeiro e também com o conhecimento sobre mercado de ações. Essa movimentação possibilita a abertura.

Outra modalidade que também está ganhando força no Brasil, além do private equity, é o venture capital. A diferença entre elas está na fase de desenvolvimento da empresa que cede o capital. A private equity (PE) foca nas organizações prontas e que já possuem bons resultados.

Enquanto isso, o venture capital (VC) se dedica às companhias que estão em estágio anterior. Os órgãos apresentam faturamento alto e contam com projetos inovadores e potencial crescimento. No entanto, os fundos para investir no eu produto e/ou serviço são restritos.

Além dessas duas modalidades, existe também o seed capital, ou capital semente, que são para empresas ainda em fase inicial. No Brasil, este formato de investimento ainda é mais recente. Enquanto os fundo PE/VC já estão mais consolidados.

Além disso, existe o investidor anjo para aquelas empresas que estão em fase embrionária. Este tipo de organização é muito comum entre as startups do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Quando o investidor adere ao capital empreendedor ele compra uma participação na empresa. Dessa forma, passa a ter o direito de intervir na gestão e administração do negócio, com o intuito de colaborar não só com o capital financeiro, mas estrategicamente na expansão da companhia.

Portanto, as fontes para os investimentos do private equity são variadas, com dinheiro de terceiros , como fundos de pensão, investidores internacionais, recursos próprios de outras empresas gestoras, investidores qualificados, agências de desenvolvimento e fomento.

O mercado de fundos de investimentos em capital empreendedor no Brasil é coordenado pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).

Saiba melhor: O que é Venture Capital?




Voltar ao topo

Deixe um comentário