Segredo que ninguém te conta sobre usar o FGTS na compra de uma casa

Para que o trabalhador use o FGTS para financiar um imóvel, é preciso seguir uma série de critérios. Saiba quais são e não perca a sua chance.



De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi desenvolvido com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, pois assim os profissionais podem sacar os valores depositados pelos empregadores.

Leia mais: Se estou negativado, posso ter meu FGTS bloqueado por causa de dívida?

Essa quantia pode utilizada pelos brasileiros de diversas formas.

Muitos usam os valores para quitar dívidas, outros para investir em uma aposentadoria tranquila, mas boa parte dos cidadãos aplicam para a compra da casa própria. Veja como isso funciona ao longo do texto.

Dinheiro pode ser usado para financiar um imóvel

Esse valor pode ser usado para quem busca financiar um imóvel de maneira mais acessível pela Caixa Econômica Federal, no entanto há uma lista de critérios para o recurso seja efetivado.

As pessoas que desejam usar o dinheiro para comprar ou financiar uma residência devem saber que a quantia fica disponível para pagar o valor integral ou para servir como uma entrada. Para isso, o imóvel precisa estar avaliado por menos de  R$ 1,5 milhão. A carteira precisa estar assinada por pelo menos três anos, contudo não é necessário que sejam anos consecutivos.

Outro ponto importante é esse trabalhador não pode estar fazendo parte de outro financiamento do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e ele ainda não pode já ter um imóvel na cidade onde tem a intenção de morar.

Depois que o financiamento é feito, o saldo ficará “vazio”, então a conta ficará disponível para que novos valores sejam depositados, caso o funcionário continue trabalhando sobre o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Neste caso, o benefício continuará sendo recebido. 

Uma dica importante: o valor depositado nos 12 meses seguintes do financiamento pode ser usado para amortizar parte da dívida. Esse é um processo de redução do valor total de uma dívida por meio de pagamentos periódicos. Nesse caso, é como se as parcelas fossem adiantadas.

Se o trabalhador aguardar por 24 meses, ele conseguirá abater esse déficit. Agora, quem deseja adquirir imóveis comerciais, terrenos para construir ou comprar casas para outras pessoas não poderá contar com a ajuda do FGTS.

Como utilizar o FGTS para comprar uma casa na prática?

O primeiro passo é assinar o contrato de financiamento, pois assim o saque imobiliário será realizado. No momento em que o negócio é fechado, a pessoa interessada deverá informar ao agente financeiro que pretende usar o FGTS para este objetivo. A partir disso, ele informará a Caixa e usará a quantia para seguir com o processo.

Depois que tudo é aprovado, o valor será recebido por esse agente financeiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário