Este é, sem dúvida, um dos itens mais versáteis que alguém pode ter na cozinha. Ele permite várias receitas, muitas delas são saudáveis, pois não exigem uma única gota de óleo. Não é à toa que caiu no gosto de todos! Apesar de todas as vantagens, é preciso conhecer alguns alimentos que precisam ficar bem longe da air fryer.
Leia mais: Pense 2 vezes antes de fazer pipoca na air fryer: pode ser PERIGOSO
A recomendação é evitar alguns alimentos na fritadeira. Caso contrário, eles podem ser prejudiciais para a saúde e podem causar danos também à vida útil do equipamento. Por isso, saber como usar é tão importante. A dica é sempre conferir o manual do seu aparelho para fazer o melhor uso possível dele.
Alimentos que devem ficar longe da air fryer
A intenção é cuidar bem da sua saúde e preservar a qualidade do equipamento, aumentando então muito mais a durabilidade do seu eletrodoméstico. Por isso, os alimentos que devem ser evitados na air fryer são:
Queijo: evite colocar queijo para fritar ali. O calor intenso pode fazer o queijo derreter, o que irá grudar no fundo do cesto, tornando a limpeza do equipamento difícil. Além disso, o queijo derretido pode escorrer para partes sensíveis no interior da fritadeira.
Molho: por mais tentador que seja, não é recomendado preparar molhos diretamente ali. Eles podem provocar muita fumaça e vapor. Outro detalhe é que a massa ou a carne com molho podem não cozinhar muito bem.
Alimentos empanados: é importante garantir que eles fiquem bem cozidos e crocantes. Caso contrário, o equipamento pode não ter potência suficiente para executar o preparo correto.
Frango inteiro: não é a melhor escolha, menos ainda se for um frango muito grande. Isso sem contar que certamente ele não ficará no ponto desejado. Evite colocar também o papel alumínio, que não é indicado para todas as fritadeiras.
Folhas: as folhas podem queimar e impedir a passagem do ar. Por isso, se você deseja preparar algumas folhas de forma a deixá-las crocantes e saborosas, a dica é usar o forno, não a air fryer.