Você sabia que a água da azeitona, um subproduto natural da produção de azeite, pode ser benéfica para a prática de atividade física? Segundo um estudo publicado na revista Nutrients, consumir OliPhenolia, uma água de azeitona pode aumentar os níveis de energia durante exercícios de rotina. Isso vale especialmente em treinos de intensidade relativamente baixa.
Veja também: Quer afastar a depressão? Segredo está em fazer exercícios DESTA forma
Os pesquisadores também observaram que o esforço percebido dos participantes melhorou, assim como a recuperação aguda após exercícios incrementais. Então, se está procurando uma maneira de aumentar seus níveis de energia durante o exercício, adicione a água da azeitona à sua dieta!
Água da azeitona torna você melhor na corrida
Segundo a equipe de pesquisadores, a água da fruta da azeitona contém hidroxitirosol e pode melhorar diversos indicadores de desempenho respiratório durante a corrida. Eles descobriram que após 16 dias de consumo, a água de azeitona pode ter uma influência positiva no exercício aeróbico. Ou seja, reduz o custo de oxigênio, melhorando a economia de corrida, além de auxiliar na recuperação aguda.
O professor associado da Universidade Anglia Ruskin, Justin Roberts, afirmou que essa descoberta pode ser benéfica para aqueles que realizam treinamento aeróbico regular. Além disso, a água de azeitona é rica em polifenois, incluindo hidroxitirosol. Eles também são encontrados no azeite e possuem propriedades antioxidantes.
Água concentrada entrará em testes
Justin Roberts, professor associado da Universidade Anglia Ruskin, afirmou que há muito tempo se interessa pelos benefícios dos polifenóis no exercício. Porém, para obter benefícios similares, seria necessário consumir grandes quantidades diariamente, o que não é viável.
Ele explicou que a equipe estava animada para testar a água concentrada e que o próximo passo é realizar mais pesquisas para validar as descobertas. Além disso, eles pretendem investigar se esse produto pode ser usado para treinamento e recuperação de maratonas. Também irão testar sua eficácia na supressão da inflamação associada ao exercício.