De acordo com o Governo Federal, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o documento oficial de identificação que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital e fotografia do cidadão. Com ele, cada brasileiro tem acesso a praticamente todos os serviços disponíveis no país, por isso, é tão importante.
Leia mais: Novo RG em mãos: 8 estados e o DF já estão emitindo a nova identidade
A novidade é que também existe a versão digital dela, que pode ser utilizada no celular e facilita a vida de quem sempre vive esquecendo o documento físico em casa. Veja como baixar o RG Digital ao longo do texto.
Esta versão para aplicativo começou a ser emitida no ano passado. Por meio dessa funcionalidade, o brasileiro conseguirá reunir todas as suas informações em um único lugar, que levará a ele uma maior segurança contra fraudes e um acesso facilitado graças ao Gov.Br.
Vale ressaltar que o aplicativo também oferece uma carteira de documentos digitais, onde pode ser visualizada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em sua versão digital e o CPF Digital.
É importante pontuar que o serviço já pode ser usados pelos cidadãos, no entanto não são todos os estados que adotaram a novidade. O prazo para que todas as regiões se adequem ao modelo vai até o dia 6 de novembro de 2023.
Usuários que residem em localidades que ainda não implementaram o novo documento terão que aguardar.
A lista de estados já aderiram à funcionalidade inclui: Acre; Alagoas; Goiás; Mato Grosso; Minas Gerais; Pernambuco; Piauí; Paraná; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Passo a passo para instalar o RG Digital
Para adquirir o documento no celular, é importante que a pessoa faça o download do aplicativo Gov.br nas lojas de app disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android. Ali, é preciso clicar na opção de incluir o RG. Em seguida, basta escanear o QR Code localizado no verso da carteira de identidade impressa.
Um ponto importante a ser destacado é que o QR Code está disponível apenas na nova versão. Ele pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade.
O próximo passo é passar pelo processo de reconhecimento facial e elaborar uma senha para acessar. Depois da instalação, o usuário deverá clicar na opção incluir o documento na carteira digital. Para isso, pode usar o QR Code.