Alívio no bolso: GNV pode gerar até 50% de economia ao motorista

Momento é promissor para adoção do GNV, que pode gerar até 50% de economia em veículos leves e de até 40% em veículos a diesel.



Com a redução de 14,25% na tarifa do gás natural veicular (GNV) para postos de combustíveis paulistas, o uso do GNV ficou ainda mais vantajoso para os motoristas no estado. Essa redução, aliada à alíquota de PIS/Cofins mantendo-se zerada, o uso de GNV pode gerar até 50% de economia em veículos leves, se comparado ao uso da gasolina e do etanol.

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Os cálculos são da Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, que atualizou suas tarifas na semana e aponta as vantagens de se instalar o kit GNV.

Segundo a empresa, além de ser mais econômico, o combustível é menos poluente que outros combustíveis fósseis e a manutenção do kit é bem simples.

No caso de empresas, a economia pode ser ainda maior quando aplicada em projetos customizados. Se uma empresa de logística consegue viabilizar a instalação de um posto próprio de abastecimento dentro de sua sede, a economia pode ficar entre 30% a 40% na comparação com o diesel vendido em postos convencionais.

Outra vantagem que se destaca no caso de frotas pesadas está relacionada ao meio ambiente. Além da redução de 20% a 25% na emissão dos gases do efeito estufa, a geração de poluentes locais e material particulado pode chegar a uma redução significativa acima de 90%.

Entenda como GNV pode gerar até 50% de economia em veículos leves

Em veículos de passeio, um ponto importante que deve ser levado em consideração na hora de falar da economia possível é a eficiência e o rendimento do GNV, que rende o dobro do etanol.

Se um automóvel que utiliza GNV consegue rodar em média 14 quilômetros por metro cúbico, na comparação com etanol ele percorre, em média, 7 km/l, enquanto com gasolina são 10 km/l. Já em caminhões, a economia média pode chegar a 15%, segundo a Comgás.

Já para avaliar o custo nas frotas de veículos pesados, leva-se em conta que a quilometragem média de um caminhão movido a diesel gira em torno de 10 mil km por mês. “Considerando o rendimento do GNV e do diesel e os preços médios desses produtos nos postos pela ANP, a economia média do GNV chega a quase 15% por quilômetro rodado frente ao diesel”, pontua Guilherme Santana Freitas, que chefia a área de GNV na empresa.

O especialista também destaca que “a crescente necessidade de soluções que reduzam o impacto ambiental, além do rendimento, a economia, a fácil instalação e manutenção e a alta disponibilidade com mais de 230 postos abastecidos pela Comgás fazem do GNV uma excelente escolha para os gestores de frota, sejam elas próprias ou locadas, leves ou pesadas”.




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