A NASA revelou, em 15 de março, o traje que será utilizado pelos astronautas na missão Artemis à lua. A criação da peça ficou a cargo da empresa Axiom Space, sendo inspirada nos trajes xEMU, e recebendo o nome de AxEMU (Unidade de Mobilidade Extraveicular Axiom). Essa novidade chamou a atenção por conta das cores laranja, preto e azul, além do logotipo da Axiom.
Leia mais: Homens voltando à Lua: empresa cria base para até 32 astronautas
Muitos disseram lembrar dos trajes espaciais de filmes de ficção científica. O brilho escuro e elegante da Starship, da SpaceX, também atraiu diversos olhares.
O traje espacial AxEMU, desenvolvido pela Axiom Space para as missões lunares do Programa Artemis, da NASA.
Os trajes têm como base de criação as roupas espaciais que já são utilizadas pela NASA, além de alguns adicionais. Novas tecnologias foram incorporadas nas roupas, para possibilitar mais mobilidade e proteção aos astronautas, disse a criadora.
Entretanto, os trajes oficiais confeccionados pela NASA terão uma diferença. Eles serão produzidos em uma versão em branco do uniforme, pois os astronautas não podem usar cores escuras no espaço.
Por que os trajes espaciais usados na Lua devem ser brancos
Em um ambiente totalmente diferente, e nunca explorado pelos astronautas que irão para a missão Artemis, sem atmosfera e com muita radiação solar, o gerenciamento de temperatura é indispensável para a sobrevivência. Por esse motivo, os trajes espaciais precisam ser reflexivos e bem isolados, para refletir o calor e manter os astronautas frescos e protegidos de temperaturas extremamente altas.
A verdadeira aparência do traje, na cor branca, permanece um mistério, “A versão branca será fornecida diretamente à NASA”, disse Meridyth Moore, porta-voz da empresa. “Estamos fornecendo uma frota de trajes espaciais de treinamento para serem entregues à agência até o fim de agosto”, completou.
A porta-voz ainda afirmou que nem a NASA, nem a empresa tem uma data estabelecida para apresentar os trajes oficiais ao público.