Você tem o hábito de aquecer o ovo no micro-ondas? Esse aparelho é uma verdadeira mão na roda e permite que os alimentos sejam consumidos muito depois de prontos. Porém, a verdade é que existem perigos nessa ação.
Veja também: Receitinha de 2 ingredientes para LIMPAR o micro-ondas: fica como novo
Por que não esquentar ovo no micro-ondas?
Uma dica importante é não tentar esquentar ovos cozidos no micro-ondas, pois isso pode causar a explosão do ovo. Em vez disso, pode-se aquecê-lo no forno, na água quente ou comê-lo em temperatura ambiente.
Um especialista em acústica chamado Anthony Nash fez um experimento com 100 ovos. Ele descobriu que cerca de um terço deles explodiam no micro-ondas, com um barulho tão alto quanto um tiro de pistola.
O risco de explosão não vale a pena, especialmente considerando que pode causar problemas auditivos e queimaduras. Portanto, é melhor evitar esquentar ovos no micro-ondas e optar por outras alternativas seguras.
O motivo pelo qual os ovos explodem quando aquecidos no micro-ondas é que a gema do ovo esquenta mais rapidamente do que a água ao seu redor. Dessa forma, essa diferença de temperatura pode criar bolsas de água superaquecida.
Quando essas bolsas entram em contato com algo metálico ou com os dentes de alguém que esteja comendo o ovo, a água entra em ebulição, fazendo com que o ovo exploda. Ou seja, é importante evitar o aquecimento de ovos no micro-ondas e optar por alternativas mais seguras, como aquecê-los no forno ou em água quente.
O que mais não pode ir ao micro-ondas?
Há alguns alimentos que devem ser evitados no micro-ondas, como batatas inteiras e pimentas malaguetas. Isso ocorre porque esses alimentos também podem explodir.
Além disso, recipientes de metal ou com bordas metálicas também não devem ser colocados no eletrodoméstico, pois podem causar faíscas e danificar o aparelho. É importante ler as instruções do fabricante antes de colocar qualquer alimento no micro-ondas e seguir as orientações de segurança.