Segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora de 2021, 97 celulares foram roubados ou furtados no Brasil. É provável que esse número tenha aumentado devido à quantidade de registros em boletins de ocorrência na polícia, nos últimos anos. Pensando nisso, o Nubank resolveu agir em prol dos seus clientes.
Leia mais: Páscoa premiada Nubank: PIX de R$ 500 é real ou não passa de golpe?
Muitos desses casos envolvem criminosos causando prejuízos financeiros às vítimas que acabam vendo as suas contas em aplicativos de banco sendo invadidas e usadas. Diante da situação, instituições como Nubank estão implantando medidas de segurança. Uma delas é este Pack de Proteção. Veja como funciona ao longo do texto.
A ferramenta é uma forma de deixar o dinheiro mais seguro. Segundo o banco, é um grupo de defesas do aplicativo que visa proteger o patrimônio dos seus mais de 70 milhões de clientes, de golpes virtuais, fraudes e roubos.
O que faz parte do Pack de Proteção do Nubank?
Nele, os usuários têm acesso a uma série de recursos. Entre os populares, estão: Defesas Inteligentes, Modo Rua e Alerta de Golpe. São medidas de segurança que as pessoas podem acompanhar, pois fornecem informações para que o cidadão adote a melhor decisão em relação ao dinheiro, sem contar das outras ações que trabalham por trás da tela, mesmo quando não é possível perceber. Tudo isso para deixar os valores guardados realmente protegidos.
O primeiro mencionado, denominado de Defesas Inteligentes, foi criado baseado na tecnologia da inteligência artificial. Com o mecanismo, são identificados alguns padrões que apontam comportamentos atípicos para perfis de usuários. Em resumo, o sistema registra como o cliente se comporta. Se algum hábito quebrar esse padrão, o aplicativo impede que a operação seja efetuada.
Outra função que faz parte desse pacote é o Alerta de Golpe.
O próprio nome já revela como esse mecanismo funciona. Ele emite uma mensagem quando a pessoa pretende finalizar uma transação para uma conta potencialmente suspeita. Para identificar se a conta é fraudulenta, o serviço analisa os dados internos do banco digital, além dos disponíveis no Banco Central do Brasil (Bacen).
Por fim, a função de Modo Rua é o que mais chama atenção dos clientes e é considerada pelo Nubank como uma camada extra de segurança para a sua conta, mesmo que você não esteja em casa. É possível que o próprio usuário imponha um limite nas transações de PIX, TED ou boletos sempre que estiver fora de uma rede Wi-Fi segura, evitando assim que o dinheiro caia em mãos erradas.
Vale mencionar que essa é a única funcionalidade que precisa ser ativada no aplicativo.