Janja, esposa de Lula, tem salário? Veja se primeira-dama recebe do governo

Ao ocupar o cargo de primeira-dama do país, Janja assumiu um gabinete de muita importância. Será que ela recebe por isso? Veja!



Janja da Silva é a atual esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), então segue ocupando o cargo de primeira-dama do país. Vista por muitos como uma posição desnecessária, a realidade da companheira do presidente é bem diferente do que se imagina. Janja ocupa uma posição estratégica no Governo Federal, principalmente em relação à imagem do representante do país, às articulações ministeriais e ao contato com o público.

Leia mais: Quanto Bolsonaro ganha em aposentadorias e outros valores como ex-presidente?

Parte da população se pergunta se Janja ocupa um “cargo” oficial e se recebe um salário para exercer as funções de primeira-dama. Participante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde a década de 1980, Janja participou ativamente da campanha de Lula nas últimas eleições. Além disso, ela também é responsável por realizar diversas articulações políticas importantes e se mostra extremamente ativa nas redes sociais.

Antes de se tornar companhia de Lula, Janja era funcionária da estatal Itaipu Binacional e recebia um salário de R$ 17,5 mil. Ela é socióloga com MBA em gestão social e desenvolvimento sustentável.

Afinal, a primeira-dama recebe salário?

Com Lula se tornando presidente da República novamente, Janja assumiu o Gabinete de Assuntos Estratégicos em Políticas Públicas. O cargo era ocupado anteriormente por Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama e esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Por meio desse gabinete, ela deve trabalhar de forma transversal com os ministérios, órgãos ligados ao poder Executivo e realizar contato com representantes da sociedade civil. Mesmo com essas tarefas, o cargo de primeira-dama não tem uma função formal estabelecida na Constituição Federal.

Isso devido ao fato de não ser permitido ofertar uma função pública para alguém que não foi diretamente eleito pela população, ou seja, Janja não tem direito a receber um salário, já que não foi eleita por meio de uma votação.

O que ela pode é receber pagamentos particulares, caso assuma funções em instituições ou entidades.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário