Aos desatentos: 5 novas leis de trânsito que estão pegando os motoristas

O trânsito está em constante mudança no Brasil. O objetivo é tornar as vias mais seguras para motoristas, passageiros e pedestres.



Se você tem CNH e está sempre dirigindo pelas vias da cidade, é importante ficar de olho em tudo o que há de novo nas leis de trânsito no Brasil. Separamos algumas das mudanças que mais chamam a atenção.

Veja também: GOLPE do óleo: motoristas estão colocando uma ‘bomba-relógio’ no carro

Confira alguma das mudanças recentes no trânsito para não ser multado

Abaixo estão algumas das alterações nas leis de trânsito no Brasil que você precisa se atentar para não ser multado à toa:

1. Atenção ao capacete

A primeira alteração está na exigência de capacetes certificados pelo Inmetro para todos os que andam de moto no país. Além disso, é preciso ter os adesivos refletores nas laterais, parte frontal e traseira do objeto. A cinta precisa estar fechada no maxilar inferior. Essa mudança nas regras de trânsito vale tanto para o piloto quanto para o passageiro.

2. Farol baixo em rodovias

Já há algum tempo se discute se é obrigatório utilizar farol baixo nas rodovias pelo país. A resposta é sim, porém apenas para os carros que não possui luz diurna, os demais não possuem essa obrigatoriedade. A multa para quem não obedecer chega aos R$ 130.

3. Conversão à direita

Outra mudança nas leis de trânsito está na conversão à direita em caso de sinal vermelho no semáforo. Isso vale a penas para vias que indicam a conversão livre, caso contrário a manobra continua sendo proibida em qualquer parte do país.

4. Mudança de trânsito na película?

Sim, existem mudanças nas leis de trânsito que ditam as normas sobre o uso de película no vidro dos carros – o famoso insulfilm. É preciso que, pelo menos, 70% da luz passe pelo vidro na parte da frente, enquanto no vidro traseiro a cobertura pode ser de até 28%. Além disso, as películas não podem apresentar danos ou bolhas.

5. Renovação da CNH

A partir de agora, a CNH pode ser renovada pela internet, no site do Detran ou em postos de atendimento rápido, como o Poupatempo de São Paulo. A renovação deve ocorrer em até 30 dias depois do vencimento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário