Se você já passou por alguma dificuldade ao responder aquelas perguntas capciosas em uma entrevista de emprego ou não sabia o que dizer em um primeiro encontro, um grupo de estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pode ter desenvolvido uma “arma” que será capaz de tirar muitos de algumas enrascadas.
Leia mais: ChatGPT do mal? Conheça o ChaosGPT, IA que quer destruir os humanos
Eles utilizaram a tecnologia GPT-4, a mesma usada no ChatGPT, para criar um acessório que deixa os óculos inteligentes. Ao observar as lentes, a pessoa também poderá enxergar um texto gerado pela IA com as respostas certas que irá ajudar aqueles que não são tão carismáticos em uma conversa. Imagine só isso!
O recurso recebeu o apelido de rizzGPT. A partir dele, o usuário poderá utilizar um “serviço de carisma” enquanto a sua conversa com a pessoa está acontecendo. O estudante Bryan Hau-Ping Chiang explicou no Twitter que a ferramenta ouve o que está sendo dito e mostra nas lentes do óculos o que pode ou deve ser dito no diálogo.
Como os óculos atuam na prática?
A equipe responsável pelo desenvolvimento utilizou um recurso doado pela Brilliant Labs, instituição de caridade que apoia alunos, professores e comunidades com aprendizado interdisciplinar. Eles forneceram uma espécie de monóculo, que pode ser integrado a diversos tipos de armações. O instrumento é completo, capaz de gravar vídeos, áudios e também pode exibir os textos gerados pelo chatbot com uma alta resolução.
Para que a ideia seja colocada em prática, o grupo também usou o Whisper, um sistema automático de reconhecimento de fala, que foi desenvolvido pela OpenAI e permite uma transcrição robusta em vários idiomas, bem como a tradução dessas línguas para o inglês. É exatamente esse software que escuta a conversa e transmite o que é dito para o chatbot que, em seguida, já fornece uma resposta adequada.
No Twitter, Bryan também publicou um vídeo de demonstração com uma conversa real. No exemplo, foi usada uma entrevista de emprego. Parece que a proposta tem potencial, embora precise de aprimoramento.
Enquanto as funcionalidades do ChatGPT estão sendo usadas pelos pesquisadores em relações humanas, a OpenAI está trabalhando no desenvolvimento de um robô humanoide, em parceria com a empresa de robótica 1X, que busca explorar como a IA pode ter um corpo parecido com o de um humano.
Até o momento, não há detalhes sobre o projeto, mas um protótipo pode ser apresentado ainda neste ano.