O sal é fundamental na culinária, e existem diversos tipos disponíveis no mercado, cada um com suas peculiaridades. Entre eles, o sal grosso e o sal de parrilla são muito utilizados no preparo de carnes, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como usá-los adequadamente.
Veja também: O que o SAL GROSSO pode fazer no seu congelador é algo inacreditável
Sal grosso e sal de parrilla salvam seu churrasco
O sal grosso é ideal para temperar carnes antes de levá-las à churrasqueira, pois não penetra na carne, criando uma crosta que ajuda a manter a maciez e a suculência do alimento. Além disso, pode ser utilizado em outras preparações, como frutos-do-mar, saladas e legumes assados, conferindo textura crocante.
Por outro lado, o sal de parrilla é um tipo de sal mais fino, geralmente moído na hora. Ou seja, é diferente do sal grosso porque penetra na carne, realçando o sabor e deixando-a ainda mais suculenta. O sal de parrilla é especialmente indicado para carnes preparadas na parrilla, uma grelha a carvão muito utilizada nesses países. Além das carnes, pode ser utilizado em outros pratos vegetarianos.
Qual a diferença entre eles?
Vale ressaltar que outra diferença importante entre o sal grosso e o sal de parrilla é a origem. Enquanto o sal grosso pode ser encontrado em diversas partes do mundo, esse é produzido na Argentina e no Uruguai, em regiões próximas ao Oceano Atlântico. Dessa forma, é possível encontrar variações desse tipo de sal em outras regiões da América Latina, como Chile e Peru, mas o sabor e a textura podem ser um pouco diferentes.
Em resumo, escolher o tipo certo de sal para o churrasco pode fazer toda a diferença no resultado. O sal grosso é ideal para carnes que precisam ser seladas antes de serem cozidas, enquanto o sal de parrilla é perfeito para realçar o sabor e a suculência das carnes preparadas na parrilla. Além disso, a qualidade da carne também é um fator determinante para um churrasco de sucesso, por isso, vale a pena investir em variedade e escolher cortes marmorizados e suculentos.