Um antigo comunicado está sendo publicado nas redes sociais nos últimos dias como se fosse uma informação recente. É falso que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenha enviado um ofício ao Governo Federal neste ano sobre a falta de dinheiro para realizar os pagamentos de benefícios sociais, como as aposentadorias.
Leia mais: URGENTE! TCU libera crédito extraordinário para pagamento de benefícios do INSS
Segurados do INSS não serão prejudicados?
O comunicado foi emitido pelo órgão em dezembro de 2022, contudo o problema foi solucionado por meio da abertura de um crédito extraordinário. Além disso, a reportagem da CNN Brasil que está circulando vinculada ao anúncio também não é recente. A matéria foi ao ar no final do ano passado.
Em resumo, o intuito dos posts que veiculam essas informações antigas e fora de contexto é atribuir ao governo Lula (PT) um suposto colapso no instituto. Os posts já contam com milhões de visualizações no TikTok e também podem ser encontrados no Instagram e no Facebook.
Entenda a situação
Um trecho da edição do programa Novo Dia, da CNN Brasil, exibido no dia 6 de dezembro de 2022, está circulando nas redes sociais como se fizesse parte de uma edição recente do programa. No trecho, está dando a entender que os aposentados e pensionistas do INSS ficarão sem receber os seus benefícios por causa do governo vigente.
A reportagem foi veiculada durante o governo Bolsonaro. Foi nesse período que o INSS encontrou dificuldades de obter dinheiro suficiente para conseguir arcar com as despesas da Previdência. Após o alerta emitido pelo órgão, Bolsonaro assinou uma medida provisória em 15 de dezembro de 2022 que liberou R$ 7,5 bilhões em crédito extraordinário para o instituto.
O Ministério da Economia justificou na época que os gastos previdenciários haviam crescido de forma inesperada no último bimestre de 2022, principalmente devido ao aumento da análise de benefícios do instituto. O crédito especial foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União, que destacou que a situação era atípica.