scorecardresearch ghost pixel



URGENTE! TCU libera crédito extraordinário para pagamento de benefícios do INSS

Esta medida foi aprovada com as recomendações de diversos ministros, contudo há opiniões diversas acerca do tema e da administração do Governo Federal.



O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a liberação do crédito extraordinário para garantir o pagamento dos benefícios sociais e trabalhistas, impedindo que haja uma interrupção dos serviços. Os créditos extraordinários estão fora do teto federal de gastos. O seu uso está previsto somente em casos onde há despesas inesperadas e urgentes.

Leia mais: Beneficiários do Auxílio Brasil podem perder as parcelas após investigação do TCU

Crédito liberado para o INSS

De acordo com a Casa Civil, a diminuição da fila de liberação dos benefícios resultou em um aumento nos gastos do instituto. Os valores necessários ultrapassam aqueles estabelecidos previamente no orçamento anual. Além disso, o bloqueio de R$ 5,7 bilhões do Orçamento Federal acabou atrapalhando no pagamento de R$ 2,3 bilhões adicionais em benefícios da Previdência Social.

Crescimento ocorreu de forma imprevisível e extraordinária

Segundo o órgão ligado ao Poder Executivo, não há mais como acomodar o aumento das despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no teto de gastos. O governo afirmou que os gastos extras aconteceram de forma imprevisível e extraordinária, ultrapassando os valores esperados.

Sendo assim, o relator do processo, o ministro Antonio Anastadia, emitiu um documento no qual recomendava a liberação da medida, mas reforçou que a equipe é a responsável por manter a constância dos gastos públicos. Sua recomendação teve apoio de grande parte dos ministros e algumas críticas em relação ao pedido da Casa Civil.

Entre as opiniões contrárias, está a do ministro Vital do Rêgo, que afirma que o aumento das despesas não ocorreu de forma extraordinária. Para ele, o Governo Federal tem todas as condições necessárias para prever o crescimento e abrir o remanejamento de verba, alocando os gastos dentro do teto.

Além disso, Benjamin Zymler afirmou que a equipe está usando os créditos de forma heterodoxa, uma vez que o aumento só ocorreu devido ao excesso de emendas RP-9. Por fim, o ministro-substituto Weder Oliveira também votou contra o pedido, afirmando que a demanda não se encaixa nos requisitos exigidos para a abertura dos créditos extraordinários. A justificativa foi acompanhada também pelos ministros Augusto Sherman e Walton Alencar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário