Guarda-chuva na mão: quarta-feira (26/04) será de temporais pelo Brasil

Com o avanço da frente fria no país, as temperaturas diminuem e as chances de chuva aumentam. Porém, tudo deve mudar no fim da semana.



Uma frente fria vem atuando pelo Sul do Brasil, fazendo com que a temperatura diminua em algumas áreas. No entanto, essa massa de ar frio que acompanha esse sistema não deve conseguir provocar frio severo. Assim, a maior parte da chuva prevista acontecerá devido ao avanço de instabilidades causadas por um cavado meteorológico sobre a região.

Leia mais: Carteira de Habilitação gratuita: Detran abre inscrições para CNH Social

Dessa forma, a previsão do tempo alerta para temporais no norte do Rio Grande do Sul e nas Serras Gaúcha e Catarinense nessa quarta-feira (26). Além disso, a região central de Santa Catarina e do Paraná também deverão ser influenciadas com chuvas fortes e intensas, aumentando os riscos de temporais e descargas elétricas.

Já na região Metropolitana Paulista, no centro-sul de Minas Gerais e em parte do Rio de Janeiro, os moradores devem ficar em alerta devido a possibilidade de pancadas de chuvas de moderada a forte. No entanto, essas quedas deverão acontecer de forma isolada, a partir da tarde.

Previsão para o fim da semana

Na quinta e sexta-feira (27 e 28), um sistema de alta pressão volta a deixar o tempo firme no país, eliminando as chances de chuvas em grande parte do Sul brasileiro. Dessa forma, a chuva se concentrará mais no Sudeste, principalmente no leste da região.

No feriado de 1º de maio, a frente fria atua com mais intensidade pelo Sudeste. Devido a circulação marítima, as chuvas ganham força sobre o sul da Bahia e o Espirito Santo. Dessa forma, a previsão indica chuva forte e volumosa a qualquer hora do dia nessas regiões. Além disso, será preciso ter cuidado devido ao alto risco de transtornos como inundações, deslizes de terra e alagamentos.

É importante lembrar que o sul baiano já vem sofrendo com as constantes chuvas nos últimos dias, fator que tem se tornado preocupante devido a fragilidade do solo. Por fim, é importante que a população fique atenta e siga as recomendações feitas pelas autoridades locais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário