Os verdadeiros riscos em utilizar o TikTok que vão além do vício nas dancinhas

Aplicativo que se tornou um fenômeno no Brasil tem deixado autoridades preocupadas, principalmente devido à política de privacidade.



O TikTok, a rede social de compartilhamento de vídeos curtos, se tornou popular no Brasil, principalmente durante a pandemia. Este foi um momento no qual muitas pessoas ficaram em casa, então começaram a assistir e produzir conteúdos para a plataforma em questão, com vídeos que vão muito além da tradicional e popular “dancinha”.

Leia mais: Funcionária obrigada a fazer dancinha no TikTok é indenizada em R$ 12 mil

Mais de 80 milhões de brasileiros usam o aplicativo atualmente. O dado está acendendo um alerta entre as autoridades, principalmente no que diz respeito à privacidade. Agências governamentais dos Estados Unidos, por exemplo, começaram a aplicar medidas para banir o uso da ferramenta por seus funcionários.

O fato tem gerado preocupação, sobretudo sobre a vulnerabilidade de informações expostas no software criado pela empresa chinesa ByteDance. Entenda essa história ao longo do texto.

TikTok é uma ferramenta potencialmente perigosa

Hoje em dia, 82,2 milhões de usuários brasileiros com 18 anos ou mais foram registrados no aplicativo, segundo informações do levantamento feito pelo DataReportal. Com isso, o Brasil se torna o terceiro país com mais adeptos ao TikTok. Nós estamos atrás somente da Indonésia e dos Estados Unidos.

Apesar do amplo uso, instituições governamentais dos Estados Unidos optaram por abandonar o aplicativo ao impor uma determinação para os seus funcionários. A medida ocorreu no fim do ano passado e também tem gerado preocupações nas autoridades brasileiras.

Por outro lado, os usuários parecem não ter uma noção real sobre os riscos que o uso desenfreado do aplicativo pode causar. O portal Olhar Digital reuniu motivos que tornam o TikTok uma potencial ferramenta perigosa, a começar pelas configurações de privacidade. Ao concordar com política, a rede social coleta todas as informações que podem ser usadas para publicidade direcionada. Você não tem a chance de cancelar a opção.

O algoritmo, que oferece um conteúdo altamente personalizado, chama atenção. É provável que essa seja uma das principais razões que fazem o aplicativo ser um sucesso, não só no Brasil, mas no mundo. Para ter acesso ao um feed exclusivo e baseado nos interesses, o dispositivo precisa coletar uma grande quantidade de dados, até mesmo fora do aplicativo, como localização e histórico do navegador, o que pode possibilitar vazamentos e crimes de violação.

A empresa ByteDance também se envolveu com um problema relacionado à privacidade de jornalistas. Alguns funcionários foram demitidos após coletarem informações sigilosas, revelando a falta de segurança. Sem contar que a regra do governo Chinês de compartilhamento de dados de usuários quando solicitado também é algo preocupante.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário