Reviravolta! ChatGPT desbanca Bard e já está disponível no Google Docs

Novas extensões liberam o uso do sistema de Inteligência Artificial nos arquivos do Google; Saiba a diferença entre o plano gratuito e o pago.



O uso da Inteligência Artificial promete facilitar – e revolucionar – ações do dia a dia, como é o caso de apresentações de relatórios para o trabalho, por exemplo. Nesse sentido, o GPT Workspace pode ser uma boa opção, uma vez que o programa oferece duas extensões: uma para o Gmail e outra para o Docs, Sheets e Slides.

Leia mais: Triste e pobre! Jovem pede ajuda ao ChatGPT para se demitir e viraliza

Desta forma, é possível acessar o ChatGPT diretamente pelos aplicativos. A novidade é da empresa Qualtir e já está disponível.

Funcionamento

A partir do uso do GPT Workspace é possível gerar documentos diversos, a partir de um comando. Contudo, também é possível apenas ajeitar algum documento ou apresentação que já esteja pronta.

No caso do Gmail, por exemplo, é possível usmar o chatbot para a escrita de e-mails profissionais ou mesmo criar respostas rápidas. Já para quem optar por usar a Inteligência Artificial no Slides, poderá produzir apresentações completas, inclusive com imagens e descrições detalhadas.

Por fim, se o uso for no Google Docs, o ChatGPT é capaz de construir estruturas textuais que vão desde discursos a postagens para blogs e sites.

Planos

Para quem quiser testar a ferramenta, o GPT Workspace oferece uma versão completamente gratuita. Contudo, ela limita o usuário a dez comandos por mês. Para aqueles que desejam usar a ferramenta com mais frequência, há a opção do modelo premium. Em suma, ela sai a US$ 19 por mês, ou seja, aproximadamente R$ 95,00.

Por fim, vale ressaltar que as extensões não têm acesso às informações e arquivos pessoais presentes no Google Drive do usuário. Por padrão, os dados permanecem o tempo todo nos servidores do Google.

Bard no Workspace

Vale lembrar que, em março, o Google anunciou que estava liberando uma ferramenta própria de inteligência artificial para ser usada no Gmail e no Docs. Entretanto, a novidade foi restrita aos Estados Unidos e para contas empresariais e educacionais.
Na prática, assim como o GPT Workspace, a Inteligência Artificial do Google auxilia na criação de e-mails, mudando o tom das mensagens em algo mais formal ou informal, por exemplo.

Apesar de promissor, o chatbot não teve um bom começo. Isso porque fontes afirmam que o Google Bard precisa de humanos para indicarem respostas, aumentando as chances de oferecer erros aos usuários.




Voltar ao topo

Deixe um comentário