Uma massa de ar seco está impedindo a formação de grandes nuvens no leste de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Com isso, a possibilidade de chuvas diminuiu, deixando o tempo muito seco para os moradores dessa região.
Leia mais: Ator famoso da Globo pode perder R$ 1,2 milhão por envolvimento em acidente
Em contrapartida, as chuvas podem acontecer a qualquer momento sobre o Norte e o Nordeste do Brasil. Isso devido a atuação de zonas de instabilidade que mantêm as nuvens carregadas em diversos estados. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical permanece ativa na costa norte do país e aumenta os riscos de chuva entre o Rio Grande do Norte e o Amapá.
No sul do Brasil, as áreas de instabilidade permanecem presentes, deixando nuvens carregadas sobre os três estados da região. Dessa forma, os temporais podem acontecer a qualquer momento, avançando também para o Mato Grosso do Sul.
Ar seco x chuva: veja a previsão da sua região
No Norte do país, as áreas de instabilidade continuam provocando chuva praticamente em todos os estados, com exceção para o norte de Roraima. Já no Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e nas demais áreas de Roraima, o dia será de sol intercalado com pancadas de chuvas, principalmente nos períodos da tarde e a noite.
No Nordeste, as chuvas só não devem acontecer em uma pequena área do Rio Grande do Norte, no centro da Paraíba e no sudoeste da Bahia. Por outro lado, atenção para a chuva forte no Maranhão, Piauí, sertão cearense, Pernambuco e oeste e norte baiano. Para o sul da Bahia, sertão alagoense, Sergipe, agreste pernambucano e litoral do Rio Grande do Norte, as chuvas serão passageiras.
Começando a descer pelo país, na região Centro-Oeste o calor e o ar seco predomina em Goiás, no Distrito Federal, no leste e sudeste de Mato Grosso e leste e nordeste de Mato Grosso do Sul. Com isso, tempo seco e quente nas capitais Goiânia e Brasília. Em contrapartida, a fronteira entre o Mato Grosso com a Bolívia e o Mato Grosso do Sul terão o dia com muitas nuvens e chuvas a qualquer momento.
Já no Sudeste, sol durante todo o dia em São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Há possibilidade de chuvas em Vitória (ES) e na divisa entre Minas com o oeste do Espirito Santo. No entanto, as chuvas não irão chegar nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.
Por fim, o tempo permanece muito instável no Sul do país. Desse modo, somente o norte e o leste do Paraná não contam com a possibilidade de chuva nesta quarta-feira (03). Chuvas fortes em todo o Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina, além do restante do estado do Paraná.