O posto de gasolina é um lugar ao qual todos os motoristas precisam ir em determinado momento e com muita frequência. Porém, existem algumas regras subliminares que deveriam ser respeitas e nem sempre são.
Veja também: Seagull: ESTE pode ser o carro que irá desbancar o Renault Kwid no Brasil
Confira algumas coisas que você jamais deve fazer em um posto de combustível:
1 – Não fumar
Talvez seja o conselho mais óbvio, porém, vale lembrar que a gasolina é altamente inflamável, e mesmo em temperaturas muito baixas (-40 °C) ela libera vapores. Para provocar um incêndio ou uma explosão, basta uma pequena faísca, como a de um cigarro. Logo, nunca fume em um posto de combustível.
2 – Não acelere no posto de gasolina
Tem gente que entra dirigindo rápido no posto de gasolina, mas esquece que tem muita gente no local: clientes, pedestres, funcionários, vendedores, famílias, animais, etc. Por isso, o correto é não dirigir a mais de 10 km/h no local, diminuindo assim o risco de causar um acidente.
3 – Não economize com o combustível errado
Muitos carros aceitam qualquer tipo de combustível, especialmente os flex. Porém, existem veículos que precisam abastecer com gasolina premium, conforme recomenda o fabricante. Neste caso, não economize com algo mais barato, pois o prejuízo futuro será enorme.
4 – Não fale no celular dentro do posto de gasolina
Embora não haja registros de incêndio causado por celular em posto de gasolina, é melhor não correr riscos com relação à estática gerada por esses aparelhos. Além disso, esses dispositivos podem distrair os motoristas e contribuir para acidentes no posto de gasolina.
5 – Obedeça a sinalização do posto
Sempre obedeça as indicações de setas e outras sinalizações para não atrapalhar o fluxo e gerar confusões desnecessárias no posto de gasolina.
6 – Não deixe o carro ligado
É improvável, mas segundo o Institute of Petroleum Equipment dos Estados Unidos (EUA), vários incêndios em postos de gasolina começaram devido a uma faísca gerada por algum componente de um motor ligado. Logo, sempre desligue o veículo enquanto abastece.
7 – Não peça para encher “a mais”
Alguns consumidores gostam de pedir para encher o tanque até a boca ou até um pouco além da trava de segurança. Não faça isso, pois podem ocorrer diversos problemas e perigos assim.