Existem três padrões de tons nos gatos que são bastante comuns: preto e branco, que podem se misturar. Há também o malhado ou tigrado, que combina preto, branco, marrom, cinza e amarelo. A natureza é espetacular que tem um repertório maior do que o que conhecemos. Veja sete pelagens mais raras dos gatos.
Leia Mais: Qual deles tem mais inteligência: cão ou gato? Ciência tem a resposta
Quais as sete pelagens mais raras dos gatos?
As cores diversas exprimem combinações genéticas raras. Veja a seguir:
1. Creme
Os gatos de cor creme têm uma pelagem de tom pastel ou um amarelo mais desbotado. Esta cor é resultante da presença de um gene recessivo que faz com que se produza pouca feomelanina, responsável pela pigmentação amarela.
2. Lilás
Os gatos lilás são comuns naqueles de raça como siameses, balineses e persas. Aqui, o tom fica mais evidente principalmente em presença de luminosidade. É uma cor resultante da presença de um par de genes especiais – os homozigotos recessivos.
3. Cinza
O gato todo cinza com tons azulados é mais comum na Rússia e na Sibéria em relação ao mundo todo. Mais presente na raça azul-russo, estes gatos também podem apresentar heterocromia. A cor cinza-azulada se dá pela presença de um gene recessivo que inibe a produção de eumelanina, responsável pelas pigmentações preta ou marrom.
4. Chocolate
O tom chocolate fica no meio do caminho entre o preto e o marrom, formando uma cor marrom escura. Isto se dá pela posição da eumelanina no cromossomo X, o que faz com que o tipo raro de cor concentre-se nas gatas.
5. Chinchilla
Os gatos do tipo chinchilla tem um desbotamento dos fios. Na raiz, eles têm a cor natural – preta ou malhada – mas no comprimento ficam brancos. Além disso, estes felinos têm corpo robusto, pelagens longas e patas largas. Os gatos chinchilla aparecem nas raças persa e maine coons e são assim por apresentarem homozigotos recessivos em alguns pares de cromossomos.
6. Casco de tartaruga
A pelagem é composta pela combinação dos tons preto e laranja, lembrando um casco de tartaruga. As fêmeas são mais comuns de apresentarem esta cor porque a mutação se dá pela presença de dois cromossomos X.
7. Albino
Os gatos albinos são completamente brancos, não só nos pelos. Orelhas, focinhos e patinhas são igualmente brancas ou em tom rosa. Aqui, não existe a produção de melanina, de modo que os felinos albinos são os mais raros de todos porque tem dois genes recessivos.