scorecardresearch ghost pixel



Qual deles tem mais inteligência: cão ou gato? Ciência tem a resposta

Descubra qual dos dois pets mais queridos de todos é realmente aquele que possui maior nível de inteligência dentro de um modelo comparativo.



A ciência caminhou adiante no tema de inteligência animal e chegou a conclusões interessantes sobre um assunto polêmico. Afinal, quem é mais inteligente: cão ou gato? Mesmo que você tenha esses animais em casa e já possua uma opinião sobre o assunto, existem dados que merecem ser analisados com mais cuidado.

Veja também: Amigos para sempre! Empresa cria pílula que faz cachorros viverem mais

Um estudo da Universidade de Vanderbilt, nos EUA, analisou as diferenças neurológicas presentes nos pets. Por isso, em 2017, ofereceu uma resposta um pouco mais precisa sobre a inteligência de cães e gatos. Na verdade, foram analisados dados de vários animais carnívoros no estudo.

Quem tem mais inteligência: cães ou gatos? Entenda

De acordo com o estudo, os cães têm mais do que o dobro de massa cinzenta do que os gatos. Isso quer dizer que o cérebro é bem maior, fato que não impressiona, já que o tamanho dos animais é bem diferente.

Contudo, é preciso lembrar que as tais “células cinzentas” estão associadas ao pensamento, ao raciocínio, ao comportamento complexo e, sobretudo, à inteligência. Cães possuem 530 milhões de neurônios corticais, em média, enquanto os felinos apresentam algo perto de 250 milhões.

Os seres humanos, por exemplo, contam com 86 bilhões de neurônios, os quais integram todo o complexo sistema que se traduz na inteligência das pessoas.

O que os dados significam?

De modo prático, o que acontece é que quanto mais neurônios assistirem, maior será o nível de inteligência. Ao contrário do que se imagina, o tamanho do cérebro não está diretamente ligado à quantidade de neurônios presente nele.

Um cão da raça Golden, por exemplo, possui mais neurônios que um leão, urso marrom ou que uma hiena, por exemplo. Inclusive, o cérebro de um urso é 10 vezes maior que o de um gato, mas ele tem quase a mesma quantidade de neurônios.

Outro dado interessante foi o de notar que o fato de um animal ser carnívoro não está diretamente relacionado à inteligência que ele possui. Evolutivamente, ao que tudo indica, herbívoros tiveram que se adaptar e ficar mais inteligentes para sobreviver.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário