Como Steve Jobs chegou ao sucesso usando suas 3 regras de persuasão

Duas décadas atrás, Steve Jobs deu uma verdadeira aula e trouxe consigo técnicas de persuasão em seu negócio.



Quando você tem um produto, é preciso dar motivações para o público consumir e explicar o seu benefício. É uma tarefa complicada, porém nem tanto para figuras como Steve Jobs. 

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Em um artigo publicado no Inc, escrito pelo editor-colaborador Bill Murphy Jr, é detalhado quais foram as técnicas de persuasão emocionais demonstradas pelo fundador da Apple. 

Quais foram as técnicas de persuasão de Steve Jobs?

Há 20 anos, o criador da Apple, anunciou o iTunes Music Store. Na época, o download ilegal de música acontecia com frequência e a prática de ter suas músicas em CDs era ainda praticada pela maioria da população. Então, Steve Jobs tinha em mente jogadas. 

Medo

A primeira técnica de persuasão emocional é o medo. Naquele tempo, para quem não quisesse comprar e escutar suas músicas no formato de CDs, era preciso baixar pelos seus computadores. Porém, como citado, a maioria dos locais era pirata. Ou seja, locais duvidosos. A indústria musical já estava atuando contra para combater a prática. 

Como resultado, Steve Jobs ofereceu o iTunes como uma solução prática para todos. Ele repetia que o roubar música é uma atividade ilegal e que coloca as pessoas em problemas. 

Frustração

Ainda falando sobre a prática de download de música ilegal — para que elas fossem ouvidas, os usuários precisavam escolher as opções mais ‘confiáveis’. No entanto, o tempo de download era demorado para ouvir obras de poucos minutos. Logo, o iTunes seria uma opção segura e mais rápida. E, obviamente, traria uma experiência menos frustrante. 

“Você nunca encontra apenas uma música; você encontra 50 ou 60 músicas, certo? E você tem de escolher qual delas vai lhe dar um download confiável. Muitas vezes você escolhe errado, portanto, o download é lento e cai no meio do caminho”, disse ele. 

Emoção

Ao decorrer de suas falas, Steve Jobs dava indícios de estar emocionado ao tornar suas inovações públicas. Havia muita expectativa na época sobre a ação da Apple e ele precisava passar confiança no seu projeto. Durante esta palestra, ele fazia pausas e dizia frases do tipo: 

“Nunca houve nada assim antes.”

“Você pode navegar por toda a loja de música por gênero, artista e álbum, e é incrivelmente legal.”

Para acessar o link da publicação, clique aqui. Agora, se você quiser acessar a palestra completa, clique aqui




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