Nos primeiros três anos de vida, as crianças não conseguem se expressar de forma clara e objetiva. Dessa forma, é o momento dos pais ficarem mais disponíveis, no intuito de atender às demandas fisiológicas. Contudo, quando vão ficando mais velhas, devem receber estímulos para se tornarem independentes. Ainda assim, é não necessário estar atento à falta de afeto, a partir das seguintes observações.
Veja também: Você faria o que Bill Gates fez aos próprios filhos? Proibição é polêmica
Sinais que o seu filho está carente e precisa de atenção
1. Ele te encara e se opõe às suas ordens
Quando a criança começa a ficar na sua frente, com os braços cruzados, postura que se assemelha à birra, os pais acreditam que é passageiro. No entanto, esse é um sinal claro de que os pequenos precisam ser ouvidos. Para cada ação, explique a justificativa, seja uma punição ou recompensa, ele precisa saber.
2. Começa a se mover de forma lenta
No momento em que o menino ou menina passa a desacelerar seus movimentos corporais, é preciso se preocupar. Caso não tenha nenhuma explicação, atente-se às demandas emocionais, porque essa ação involuntária reflete medo. É como se o corpo se movimentasse de forma lenta para não se machucar.
3. A criança te procura durante a noite
A partir dos 5 anos, as buscas pelos pais na hora de dormir devem diminuir, mostrando que a pessoa está ganhando autonomia. É preciso conversar e estimular o desenvolvimento dos filhos durante o dia, para que eles tenham confiança e consigam dormir bem, sem dependência emocional.
4. Interrompe suas falas constantemente
Lembre-se que a criança nem sempre tem noção das próprias atitudes, portanto, não perca a paciência. Dependendo da idade, ensine-o a falar apenas quando for conveniente, e seja o exemplo. Um pai ou uma mãe que não dedicam tempo aos bebês, criam pessoas raivosas, que querem gritar porque não se sentem ouvidas.
5. Passa a pedir ajuda em atividades simples
É comum que as crianças peçam ajuda para fazer algo que elas sabem, e a explicação é simples. Ela se sente carente e precisa de mais atenção ao sentir que os genitores deixaram alguns cuidados de lado. Isso geralmente acontece com irmãos mais velhos que sentem ciúmes dos caçulas.
6. Afirma que te odeia
Para uma mãe deve ser extremamente doloroso ouvir um ‘’eu te odeio’’ do filho, mas essa expressão não revela ódio de verdade. Provavelmente você não atendeu às expectativas afetivas dele e tem a chance de mudar, conquistando o seu amor.