O G-mail é um dos serviços de correios eletrônicos mais conhecidos do mundo. Assim como qualquer outro, mensagens indesejadas chegam. Em alguns casos, podem até ser tentativas de golpes ou apenas e-mails automáticos de empresas que não queremos mais receber. Para os dois tipos de situações: ambas acompanham soluções.
Veja também: Esqueceu o Gmail? Calma! 4 dicas vão te ajudar a recuperar sua conta
Como deixar de receber mensagens indesejadas no Gmail?
Cancelando a assinatura
Sabe aquelas condições e termos que você assina ao fazer registro em um site? É bem provável que você tenha habilitado alguma opção que permitisse o envio de promoções e divulgações da marca ou do produto que você se cadastrou.
Então, se você não deseja mais receber, é possível cancelar a assinatura diretamente pelo e-mail ou pelo site em si. Basta você clicar num e-mail e perceber que do lado do endereço do correspondente, tem a opção de cancelar a inscrição.
Marcando como spam
Ao assinalar uma mensagem como spam na barra de ferramentas do Gmail, ele será movido para a pasta de spam e servirá como aprendizado para que e-mails futuros sejam identificados e alocados até lá.
Filtrando o e-mail
O recurso serve para você gerenciar os e-mails recebidos visando arquivar, excluir, marcar com estrela, encaminhar ou aplicar um marcador às suas mensagens. Em suma, é uma regra que você estabelece para dizer ao Gmail o que fazer com aquelas mensagens.
Passo a passo:
- Abra o Gmail
- Na caixa de pesquisa, presente na parte superior do serviço, consta uma seta.
- Você deve preencher os critérios de pesquisa. Prossiga até pesquisar para verificar se está tudo correto.
- Selecione o modelo de filtro desejado
- Crie um filtro
- Pronto!
E se eu bloquear um contato no Gmail?
No momento que você bloqueia alguns contatos, as mensagens são redirecionadas automaticamente para a aba de spam ou da lixeira. Porém, ainda é possível receber mensagens na sua caixa de entrada principal caso o remetente utilize outros e-mails.
Então, aqui vai um aviso: jamais clique em links suspeitos ou em promoções envolvendo ganho de dinheiro. Pode ser golpe.
Sob o mesmo ponto de vista, não caie em falsos alerta. Por fim, exemplificando: existem criminosos que mandam alarmes falsos sobre transferências inexistentes, querendo que abram o e-mail e consigam ainda mais informações.