O Google revelou detalhes sobre a próxima versão do seu sistema operacional para smartphones, que ainda não tem uma data definida para o lançamento oficial. Quem quiser testar o Android 14 já pode aproveitar a versão beta do sistema, mas apenas se tiver um dispositivo compatível.
Leia também: Novo Android 14 terá novidades com inteligência artificial; veja o que virá
A versão é voltada para usuários curiosos e avançados, uma vez que o Google espera que os usuários forneçam feedbacks sobre a novidade para aprimorá-la antes do lançamento oficial.
A versão beta é utilizada principalmente por desenvolvedores que desejam adaptar suas aplicações ao novo sistema operacional. A fase de testes permite que os desenvolvedores façam alterações e aprimoramentos em suas aplicações para se adequar à nova versão.
Veja os celulares que podem testar o Android 14 beta
Entre os celulares vendidos no Brasil, apenas dois são compatíveis com a versão beta do Android 14: o realme GT 2 Pro e o Xiaomi 12T. Além desses, outros dispositivos de várias fabricantes também podem acessar a novidade.
Entre eles estão os smartphones Google Pixel 4a (5G), Pixel 5, Pixel 5a, Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 6a e Pixel 7, além dos dispositivos vivo X90 Pro e iQOO 11. Há também a Lenovo Tab Extreme, o Nothing Phone (1), OnePlus 11, Oppo Find N2 e Find N2 Flip, TECNO CAMON 20, Xiaomi 13 Pro, Xiaomi 13 e Xiaomi 12T.
É esperado que a nova versão do Android traga uma série de inovações e melhorias a partir do uso de inteligência artificial. O acesso à versão beta do Android 14 oferece aos usuários a oportunidade de experimentar as novidades da nova versão antes do lançamento oficial. No entanto, a instalação da versão beta pode apresentar bugs e problemas de compatibilidade, o que pode afetar o uso do dispositivo. Portanto, é recomendado que a maioria das pessoas evitem instalar a versão beta e esperem pelo lançamento oficial.