Muitos brasileiros acreditam que dirigir descalço é ilegal e a ação pode gerar multas, mas ao descobrir que essa ideia é equivocada, os motoristas podem ter uma grande surpresa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não é ilegal dirigir descalço. Claro, alguns especialistas recomendam que tal medida não seja tomada. Veja por quê!
Leia mais: Nova lei da placa entra em vigor e pode gerar multa gravíssima de R$ 239,47
No geral, dirigir descalço é considerado uma prática insegura. Sendo assim, algumas cidades de outros países têm leis contra isso, mas no Brasil não há nenhuma problemática em relação a isso. Claro, alguns estados brasileiros adotaram uma posição específica sobre dirigir sem calçado, seja ela contra ou a favor.
É perigoso dirigir descalço?
Mesmo que não seja ilegal dirigir descalço, o risco de segurança ao fazê-lo se tornou motivo suficiente para que alguns estados recomendem o uso de sapatos adequados para dirigir. Um dos motivos para que a direção descalça não seja recomendada é o fato de que os pés podem escorregar do pedal mais facilmente do que ao fazer o uso dos sapatos, principalmente os pés estiverem molhados ou suados.
Além disso, devido à textura dos pedais, é possível que o motorista não consiga aplicar a mesma força de frenagem com os pés descalços do que com um par de calçados. Em caso de acidentes, o condutor poderá ser multado, se o policial suspeitar que os pés descalços foram a causa do acidente.
Ademais, ainda na situação de um acidente ou de algum outro incidente, estar com os pés descalços aumenta o risco de ferimentos, além de limitar a capacidade do motorista de recuar rapidamente para um local seguro.
Quais são as opções mais perigosas?
Claro, há argumentos de que é melhor dirigir descalço do que dirigir com determinados calçados. Isso, porque algum detalhe do sapato poder interferir no uso dos pedais, como é o caso do salto alto e dos chinelos.
Caso o sapato utilizado incomode ou afete como você usa os pedais, é necessário reavaliar o uso desse calçado ao dirigir. A partir disso, o recomendado é retirá-los para que não haja o risco de o sapato se prender ao tapete ou atrapalhar o funcionamento correto dos pedais.
Por fim, os sapatos mais perigosos para serem utilizados durante a direção são:
- Saltos altos e saltos de cunha;
- Botas ou sapatos de sola grossa;
- Sapatos com atacadores longos;
- Sandálias de salto aberto;
- Sapatos abertos, como chinelos ou sandálias;
- Sapatos sem tração ou com sola escorregadia.